Atualmente umas minhas especialidades na carreira, tem sido desenvolvimento Mobile. Neste ano de 2011, varias palestras sobre Android, foi ministrado, alens de "N" treinamentos. O Assunto do momento é Android. Começarei uma série de Artigos voltada para a era de Móbile, neste primeiro momento, voltado a Android.

História

Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux. Foi projetado e desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.

Começando com Android

Para iniciar com o desenvolvimento na plataforma Android, é necessário no minimo ter conhecimento na linguagem Java. Todo o desenvolvimento de aplicações para Android, passa pela sintaxe do Java. Na prática, quando você começa a desenvolver, é necessário apenas adicionar como referenciar de um Android.jar. Claro que é preciso todo uma estrutura inicial, mas este contextos lhe mostra que é como trabalhar com Hibernate, ou algum framework dentro do Java, a estrutura é muito similar.

Importante

Para começar a desenvolver para Android é necessária a utilização de seu SDK. Toda estruturas de classes necessárias se encontram nele. Além disso, você tem a possibilidade de realizar as atualizações e versões superiores que venham a surgir, tudo pelo SDK Manager. Por fim, ele automaticamente vem integrado com alguns emuladores. Na prática um emulador é uma espécie de dispositivo físico. Neste caso você não precisa ter um dispositivo real, basta rodar seus aplicativos nestes emuladores.

Versões do Android

  • 1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
  • 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • 2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, última revisão  em julho de 2010)
  • 2.3: Gingerbread (versão atual lançada em 6 de dezembro de 2010)
  • 3.0: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
  • 3.1 Ice Cream Sandwich – (Maio de 2011)

Recursos

Hoje os dispositivos Android disponíveis no mercado possuem um hardware com pontecial muito grande, inclusive muitos deixando o próprio Iphone para traz. Desta forma ums dos recursos do Android são: Câmera, GPS, Google Maps, Áudio, 3G, Web Services, bluetooth, tela touch, banco de dados SQLite nativo, entre outros recursos.

Resources android