De que se trata o artigo:

Este artigo objetiva situar o desenvolvedor no contexto de desenvolvimento de aplicações para telefones convencionais, aqui chamados de mobiles phones, e mais especificamente na família de aparelhos pertencentes à família S40. Além disso, mostraremos ferramentas disponíveis de apoio ao desenvolvedor destacando a API de compra, a de propaganda, a de tratamento de gestos e uma ferramenta de depuração em que o próprio celular pode ser utilizado.

Em que situação o tema útil:

O tema discutido aqui é útil a todo desenvolvedor que deseja atingir uma grande quantidade de usuários, desde aplicativos voltados para utilidades a desenvolvimento de jogos. O tema discutido também é muito útil a desenvolvedores que desejam gerar renda através de sua aplicação não somente no download, mas enquanto a aplicação estiver sendo utilizada. As ferramentas aqui apresentadas são de fácil aprendizado e utilização, e o melhor, são gratuitas.

Resumo DevMan

Utilizando o JavaME, abordamos neste artigo ferramentas de desenvolvimento para mobile phones focando no que há disponível para a família de dispositivos S40 da Nokia. Passamos por estatísticas, conceitos e ferramentas de apoio ao desenvolvedor. Com isso, mostramos algumas das diversas oportunidades neste nicho de desenvolvimento e também como gerar renda com desenvolvimento de aplicativos para os usuários.

Muito se ouve, lê, assiste e compartilha sobre desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Muitas vezes desenvolvimento focado somente em Smartphones, os aparelhos top de linha, com enorme poder de processamento e do qual, claro, pode-se tirar muitas vantagens. Mas este artigo não irá focar em desenvolvimento para smartphones, mas sim no desenvolvimento para a grande parcela de aparelhos presentes no mundo: os mobile phones.

Neste contexto, neste artigo vamos explorar ferramentas que ajudem a atingir essa grande quantidade de usuários, oportunidade de se tornar conhecido e de ter uma grande quantidade de downloads do seu aplicativo. Existem milhares de usuários que utilizam mobile phones, principalmente, em países emergentes. Só a Nokia tem 1.5 bilhões de usuários de mobile phones no mundo.

Em uma pesquisa feita pelo Grupo.Mobi e a W/MCCANN chamada #MOBILIZE 2011 podemos destacar alguns números interessantes de usuários de mobile phones. Na pesquisa se percebe que não ter um smartphone não impede o usuário de acessar redes sociais: 48,7% de usuários de mobile phones acessam as redes sociais pelo celular e 49,9% de usuários de smartphone o usam para a mesma finalidade. Quando se trata de Games/Jogos, a pesquisa retrata que 77,5% dos usuários de mobile phones possuem essa finalidade em comparação a 80,2% de usuários de smartphones. Aplicações relacionadas a Rádio/Música tem uma maior inserção nos mobile phones: 60% dos usuários. Já em usuários de smartphones, 48% utilizam destes tipos de aplicativo. A pesquisa ainda levantou o seguinte questionamento aos entrevistados: “E quais são os mais importantes?” referindo-se aos tipos de aplicativos. Na Tabela 1 apresentamos as respostas.

Aplicativos

Mobile Phones

Smartphones

Redes Sociais

50,3%

53,2%

Instant Messenger

42,9%

44,2%

Games/Jogos

53,7%

33,4%

Rádio/Música

31,5%

20,8%

Tabela 1. Tipos de uso mais importantes de aplicativos

Um dos pontos importantes que a pesquisa levanta é que os recursos e tipos de aparelhos impactam no uso. Os mobile phones já possuem características que permitem desenvolver muitas atividades que os smartphones permitem executar.

Quanto a número de downloads de aplicativos considerando números da Nokia, globalmente só ela atrai mais de 11 milhões de downloads por dia e 177 publicadores já alcançaram 1 milhão de downloads. No Brasil a Nokia (números considerando downloads feitos até novembro de 2011) teve 75 milhões de downloads. Além disso, atingiu 500 mil compras de aplicativos só no último ano (2011), média de mais de 8,5 milhões de downloads por mês e 280 mil downloads por dia. Destes, 140 mil são dos ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo