Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo aborda o uso de groupware nos processos de desenvolvimento de software que são realizados de forma colaborativa, apresentando suas principais características, vantagens, ferramentas e plataformas para apoiar o desenvolvimento de software neste contexto.

Para que serve

Como o trabalho colaborativo no desenvolvimento de software é de grande importância, pois diferentes habilidades são necessárias, o uso de groupware visa facilitar a execução e controle das tarefas que, em sua maioria, são realizadas de forma distribuída e colaborativa.

Em que situação o tema é útil

Groupware pode ser utilizado para apoiar grupos de pessoas a realizarem qualquer tarefa ou meta em comum, mesmo trabalhando em localidades e horários distintos. O uso deste tipo de sistema para apoio ao desenvolvimento de software traz grandes vantagens já que este é, em sua maior parte, de caráter colaborativo.

Autores: Gabriella Castro Barbosa Costa e Marco Antônio Pereira Araújo

De modo geral, através da junção de conhecimentos, experiências, habilidades e esforços de um grupo, conseguem-se alcançar melhores resultados para um mesmo trabalho do que se este fosse executado individualmente. O trabalho colaborativo, além de estimular os participantes envolvidos no processo, propicia a resolução de problemas e desafios de forma mais rápida e eficiente, partindo do princípio de que as falhas/inconsistências de uma ideia ou proposta podem ser encontradas por outros integrantes do grupo durante a realização do trabalho.

Embora traga muitas vantagens, o trabalho coletivo exige um grande esforço na coordenação dos integrantes de um grupo, de forma a evitar eventuais conflitos e fazer com que os objetivos e metas traçadas sejam alcançadas de forma satisfatória pelo grupo. Outras desvantagens do trabalho em grupo é que este é considerado mais lento e oneroso e, às vezes, o grupo pode desperdiçar o tempo de trabalho em bate-papos ou discussões desnecessárias.

A partir da interação e colaboração entre indivíduos, surge um novo tipo de conhecimento também conhecido por ‘inteligência coletiva’, como é o caso do que ocorre no desenvolvimento de software livre, das enciclopédias online colaborativas e das redes sociais. Os avanços da Web 2.0 e das ferramentas de comunicação online alavancaram consideravelmente o uso de sistemas colaborativos como chats, agenda, catálogo de endereços, webmail amigável, gerenciador de arquivos, gerenciador de tarefas e enquetes, por exemplo.

Software colaborativo ou groupware pode ser definido como um sistema baseado em computador usado para apoiar grupos de pessoas a realizarem uma tarefa ou meta em comum, além de fornecer uma interface para um ambiente compartilhado. Esse tipo de software visa facilitar o trabalho de equipes que têm necessidade de um trabalho conjunto, mesmo trabalhando em localidades e horários distintos. O estudo sobre sistemas colaborativos engloba várias áreas como Engenharia de Software, Banco de Dados, ComputaçãoGráfica, Sistemas Distribuídos e Inteligência Artificial, além de relacionar-se com áreas como a Sociologia, Linguística e Psicologia. A área que envolve o estudo de sistemas baseados em computador que auxiliam o trabalho cooperativo é conhecida por CSCW (Computer Supported Cooperative Work - Trabalho Colaborativo Apoiado por Computadores). Portanto, groupware pode ser considerado uma ferramenta desenvolvida a partir dos conceitos abordados em CSCW.

Neste contexto, este artigo traz uma introdução sobre o trabalho colaborativo, destacando suas vantagens e desvantagens. Na seção seguinte são apresentadas as principais características dos sistemas colaborativos, em seguida são apontadas as diferenças entre o desenvolvimento colaborativo de software e o desenvolvimento de software colaborativo. Por fim, o trabalho colaborativo no contexto de desenvolvimento de software é abordado e são apresentados os principais exemplos de groupware, como ferramentas de comunicação, ferramentas para controle de versões, ferramentas para controle de erros, ferramentas para gerência de projetos e três plataformas que podem ser usadas durante o processo de desenvolvimento de sistemas.

O Trabalho Colaborativo

Através do trabalho em grupo podem-se produzir melhores resultados do que se os membros do grupo trabalhassem individualmente, já que há a possibilidade da complementação de conhecimentos e do surgimento de pontos de vistas diferentes. Com isso, a identificação de falhas na maneira escolhida para a resolução de problemas torna-se muito mais rápida e eficaz. Outra grande vantagem do trabalho colaborativo é a motivação que este pode trazer aos membros participantes do grupo, já que cada pessoa estará sendo observada e criticada pelos que se encontram envolvidos no trabalho em comum.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo