O DevMedia APIs é um conjunto de APIs (Application Programing Interface) lançado pela DevMedia para a comunidade de desenvolvedores que acompanha o portal.

Essas ferramentas são disponibilizadas no formato de webservices, para serem consumidos por aplicações externas, ou em interface web, podendo ser acessadas diretamente pelo browser.

Em sua maioria, os serviços possuem versões gratuitas, mas para ter acesso completo, é preciso ser um assinante DevMedia MVP.

DevMedia APIs de Color

A ferramenta Color é oferecida gratuitamente e tem o objetivo de auxiliar os desenvolvedores na hora de lembrar o código hexadecimal de algumas cores mais utilizadas em seu dia a dia.

Para acessar o sistema a partir da página principal do DevMedia APIs(www.devmedia.com.br/api), basta clicar na opção Color, na parte inferior, conforme ilustra a Figura 1.

Acessando o Color a partir do DevMedia APIs

Figura 1: Acessando o Color a partir do DevMedia APIs

Na página de apresentação do sistema Color (//www.devmedia.com.br/api/color/), temos uma descrição de seu funcionamento e uma tabela com suas funcionalidades. No lado direito, pode-se acessar a ferramenta a partir do link “Acesse o Color”, como mostra a Figura 2.

Página de apresentação da ferramenta

Figura 2: Página de apresentação da ferramenta

Para acessar o sistema é preciso estar logado no portal. Caso não esteja, isso será solicitado.

A interface do Color (//www.devmedia.com.br/api/color/view/) é bastante simples e intuitiva. Consiste em um quadro onde podemos selecionar a cor, bem como definir as configurações como hue, saturação e brilho e os valores das cores primárias do formato RGB.

Cadastrando uma cor

Figura 3: Cadastrando uma cor

Tendo selecionado a cor desejada, seu código hexadecimal é exibido logo abaixo e ao lado é possível definir um apelido para aquela cor, facilitando sua identificação posteriormente. Então basta clicar em Cadastrar e a cor será listada logo abaixo.

Cores cadastradas listadas

Figura 4: Cores cadastradas listadas

Na Figura 4 podemos observar algumas opções disponíveis ao cadastrar uma cor:

  • Nova cor: clicando nesta opção é possível cadastrar novas cores seguindo o procedimento anteriormente exposto.
  • Excluir: se desejar é possível remover uma cor cadastrada.
  • Alterar apelido: também pode-se alterar o apelido de uma cor se for necessário.
  • Feedback: é fundamental que você envie seu feedback sobre o uso do F. Caso encontre algum erro, é de extrema importância que utilize essa opção para reporta-lo.

Comece agora mesmo a usar o DevMedia APIs. Salve-o em seus favoritos e aproveite.

Caso tenha alguma dúvida, utilize a seção de comentários logo abaixo.