Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Editorial

 

Engenharia de Software é a aplicação de abordagens siste­máticas, disciplinadas e quantificáveis no desenvolvimento e manutenção de software. Desta forma, se preocupa em como realizar as diversas atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de software de forma que se tenha um produto elaborado com maior qualidade e menor custo.

Neste contexto, é uma área de conhecimento bastante abrangente envolvendo desde atividades mais técnicas como programação até áreas mais “gerenciais” como controle de qualidade nos processos utilizados.

Embora a Engenharia de Software seja um tema bastante abordado em diferentes congressos de escopo nacional e in­ternacional, a indústria brasileira ainda é carente de conhe­cimento nesta área. Há carência na difusão de conhecimento em diferentes áreas, por exemplo: engenharia de requisitos, gerência de projetos, processo de desenvolvimento de sof­tware, inspeção e teste de software, metodologias ágeis, controle de qualidade.

Todos sabem que é importante, mas o saber “como” fazer ainda é uma realidade um pouco distante, embora procura­da.

Aliado a isso, não existe uma revista especializada no as­sunto, e os detentores do conhecimento estão, na maioria das vezes, em centros acadêmicos. Se por um lado temos o conhecimento necessário concentrado em alguns profis­sionais, por outro lado, temos um vasto campo, formado por profissionais e empresas que têm interesse no assunto, mas não têm acesso fácil a informações técnicas da área.

Neste contexto a DevMedia - editora das revistas ClubeDel­phi, .Net Magazine, SQL Magazine, Java Magazine e WebMo­bile – está lançando no mercado editorial brasileiro a Enge­nharia de Software Magazine. Esta preencherá uma lacuna que existe no mercado editorial brasileiro - Engenharia de Software Aplicada. O objetivo é levar ao mercado brasileiro de desenvolvimento de software conceitos e práticas asso­ciadas ao uso da engenharia de software. As principais áre­as de conhecimento abordadas serão (não estão limitadas a estas): Engenharia de Requisitos; Análise de Sistemas; Modelagem de Software; Metodologias de Desenvolvimento de Software; Orientação a Objetos; UML – Unified Modeling Language; Processos de Desenvolvimento Software; Verifica­ção, Validação e Teste; Projeto de Sistemas; Programação; Manutenção de Sistemas; Planejamento e Gerência de Proje­to; Qualidade de Software; Métricas de Software; Ferramen­tas CASE; Modelos de Maturidade; Arquiteturas de Software; Componentes de Software; Padrões de Projeto; Usabilidade; Refatoração de Código.

Aliada à revista, será lançado o Portal da Engenharia de Software Magazine cujo objetivo é complementar os assun­tos abordados na revista através da publicação de artigos e vídeo aulas.

O objetivo e principal motivador desta iniciativa é termos no cenário Nacional uma base de conhecimento em Engenharia de Software Aplicada. Vários serão os beneficiados, desde empresas e profissionais da área de software até estudan­tes em nível de graduação e pós-graduação.

Esta primeira edição traz nove artigos escritos por profis­sionais altamente qualificados no mercado e nos centros de pesquisa:

• Alguns Fundamentos da Engenharia de Software

• Melhorando Processos Através da Análise de Risco e Con­formidade

• Agilidade ou Controle Operacional? Os dois!

• O Processo Unificado Integrado ao Desenvolvimento Web

• Arquitetura de Software: Desenvolvimento orientado para arquitetura

• Introdução à Engenharia de Requisitos

• Introdução a Teste de Software

• Gestão de defeitos: Ferramentas Open Source e melhores práticas na gestão de defeitos

• Introdução à Inspeção de Software: Aumento da qualidade através de verificações intermediárias

Desejamos uma ótima leitura!

Equipe Editorial Engenharia de Software Magazine

 

Editor

Marco Antônio Pereira Araújo

(maraujo@devmedia.com.br) É Doutorando e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ – Linha de Pesquisa em Engenharia de Software, Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais e Bacharel em Matemática com Habilitação em Informática pela UFJF, Professor dos Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e da Faculdade Metodista Granbery, Analista de Sistemas da Prefeitura de Juiz de Fora. É editor da Engenharia de Software Magazine.

 

Editor

Eduardo Oliveira Spínola

(eduspinola@gmail.com) É Editor das revistas Engenharia de Software Magazine, SQL Magazine, WebMobile. É bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS) onde atualmente cursa o mestrado em Sistemas e Computação na linha de Engenharia de Software, sendo membro do GESA (Grupo de Engenharia de Software e Aplicações).