A instalação do SQL Server 2005 pode ser considerada relativamente tranqüila, tanto do servidor como das estações. Entretanto diversos outros componentes podem interferir no sucesso da comunicação das estações com o servidor.

Desta forma, o objetivo deste artigo é abordar algumas destas situações de problemas no funcionamento da comunicação do cliente do banco de dados com o seu servidor, juntamente serão apresentadas algumas das soluções para estes problemas

Conheça os novos cursos de Banco de Dados da DevMedia: Cursos de Banco de Dados

Locating Server/Instance Specified.

Error 26: Error Locating Server/Instance Specified.

Causa: o nome do servidor que está sendo informado para conectar está errado.

Solução: corrija o nome do servidor e tente conectar novamente.

Causa: o serviço do SQL Server não está carregado no servidor.

Solução: abra a tela de serviços do Windows (Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Serviços) e inicie o serviço do SQL Server.

você está usando o protocolo TCP/IP e a porta do TCP/IP não está informada no servidor ou tem um número diferente do que a estação está tentando conectar.

Solução: abra a tela de configuração do SQL Server na estação (Microsoft SQL Server 2005/Configuration Tools/SQL Server Configuration Manager) e verifique se as propriedades do protocolo TCP/IP estão de acordo com as informações do servidor.

Figura 1 vemos a tela principal deste programa, e na Figura 2 vemos nas propriedades do protocolo quais as portas que estão sendo usadas.
18-10pic01.JPG

Figura 1 - Protocolos habilitados para o SQL Server

18-10pic02.JPG

Configuração de portas para o protocolo TCP/IP

Causa:

O protocolo que você está tentando se comunicar com o servidor, não está habilitado no servidor.

Solução:

Altere o protocolo para um que esteja habilitado no servidor, ou habilite no servidor o novo protocolo.

Figura 1 podemos ver quais os protocolos que estão habilitados.

Na Figura 3 aparecem quais os protocolos que serão usados pela estação para a conexão com servidores e a ordem de preferência com a qual eles serão empregados. 18-10pic03.JPG 

Figura 3 Protocolos usados para conexão com outros servidores Could not open a connection to SQL Server.

Causa: o nome da instância está errado.

Solução: verifique o nome da instância. No SQL Server 2005 a instalação padrão cria uma instância com o nome SQLExpress. Por exemplo: no caso de um servidor com o nome ServidorSQL, caso tenha sido instalado com as opções padrões, para fazer referência a este banco de dados seria necessário informar: ServidorSQL\SQLExpress.

Error 233

Error 233: Não há processo no outro extremo do pipe.

Causa: o servidor está configurado para permitir somente conexões com autenticação Windows, e você está tentando conectar com a autenticação do SQL Server.

Solução: tente conectar usando a autenticação Windows ou altere a configuração do servidor para aceitar a autenticação do SQL Server. Nas propriedades do servidor na página “Security” em “Server authentication” escolha a opção “SQL Server and Windows Authentication mode”, conforme destacado na Figura 4

18-10pic04.JPG

Figura 4. Forma de autenticação do SQL Server

Falha de logon

Error 18456: Falha de logon do usuário ‘usuário’.

Causa: o usuário ou a senha são inválidos neste “servidor\instância”.

Solução:corrija o usuário ou a senha. Uma situação que pode ocorrer é o caso de existirem duas instâncias do SQL Server no mesmo servidor, e você estar tentando usar o usuário e senha correto, porém na instância errada.

Causa:O usuário está desabilitado no SQL Server.

Solução: solicite ao administrador do banco de dados para habilitar este usuário.

Caso você tenha passado por alguma situação que não tenha sido relatada neste artigo, e julgue importante para a comunidade SQL Server, me envie um e-mail que poderá servir como material para um outro artigo sobre o mesmo tema.