Antes de falarmos sobre como exibir uma mensagem e depois redirecionar o usuário para outra página, vamos falar um pouco sobre as propriedades window.location e window.location.href.

Existem duas formas de fazer o redirecionamento:

  1. window.location = "http://www.devmedia.com.br/";
  2. window.location.href = "http://www.devmedia.com.br/";

Você já deve ter notado que usando qualquer um dos dois métodos o efeito é o mesmo. Isso acontece por que os objetos têm métodos que são padrão, nesse caso, se você omitir o “.href”, o navegador entenderá que você está se referindo ao método window.location.href.

Agora vamos mostrar como exibir um alert e redirecionar o usuário. O JavaScript é executado pelos navegadores linha por linha, ou seja, para conseguir esse efeito de redirecionamento basta você digitar um alert e em seguida alterar a propriedade window.location. Como na Listagem 1.

Listagem 1: Exibe um alert e redireciona para a página da DevMedia



window.location




Resultado da Listagem 1

Figura 1: Resultado da Listagem 1

Na Listagem 2 vamos agora mostrar um exemplo de como exibir uma mensagem e redirecionar ao clicar em um botão.

Listagem 2: Exibe um alert e redireciona para a página da DevMedia ao clicar no botão



window.location ao clicar em um botão





Na Listagem 2 criei um “button” e coloquei no evento “onclick” uma função que exibe uma mensagem e redireciona para a página da DevMedia

Resultado da Listagem 2

Figura 2: Resultado da Listagem 2

Por fim, na Listagem 3 vamos criar um evento de confirmação onde será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja que a página seja redirecionada, caso o usuário confirme, será levado à página da DevMedia.

Listagem 3: Exibe uma confirmação e se for aceito e redireciona para a página da devmedia ao clicar no botão



window.location que exibe uma confirmação ao clicar em um botão





Resultado da Listagem 3

Figura 3: Resultado da Listagem 3

Como vimos, é bastante simples exibir uma mensagem informativa ou de confirmação antes de redirecionar o usuário para outra página. No caso mais simples, basta adicionar o comando de redirecionamento após o alert, pois a execução linear do código garantirá que o endereço será alterado logo após o fechamento da caixa de diálogo.

Fico por aqui e bons códigos.