Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Agilidade
Porque este artigo é útil
Nos últimos anos observou-se uma tendência da adoção de práticas de desenvolvimento ágil distribuído (DAD), consequentemente o uso de algumas ferramentas que auxiliam este DAD é necessário. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre ferramentas para DAD com o intuito de descobrir quais são os tópicos abordados e quais ferramentas foram avaliadas. Para chegar ao resultado, foram considerados artigos publicados sobre o tema entre os anos de 2002 e 2012. Preliminarmente, 101 estudos sobre DAD foram encontrados, 24 sobre ferramentas para DAD e somente 1 estudo avaliou as ferramentas.

Neste contexto este artigo é útil para empresas e profissionais da área de TI que queiram se aprofundar sobre o tema de ferramentas para desenvolvimento ágil distribuído e ainda descobrir quais ferramentas foram utilizadas nos estudos de casos selecionados.

Desenvolvimento de software global (DSG), ou com times distribuídos geograficamente, é uma tendência que está sendo evidenciada tanto pela adoção das empresas quanto pelas publicações científicas sobre o assunto. Existem diversos estudos de casos sobre DSG em diversas empresas com boas práticas para ajudar novos projetos que compartilham os desafios estudados, tais como: diferenças culturais, línguas diferentes, times distribuídos e diferentes fusos horários.

Alguns motivos levaram as empresas a adotar times distribuídos para atuação global, tais como: a necessidade de flexibilizar e capitalizar as oportunidades de fusão e de aquisição de empresas, a possibilidade de melhorar a resposta ao mercado usando desenvolvimento com diferentes fusos horários, a formação de equipes virtuais para explorar as oportunidades do mercado, o aproveitamento das vantagens comerciais pela proximidade de mercado e a necessidade de capitalizar recursos globais e escassos de forma efetiva.

Desenvolvimento de software ágil (DSA) é o termo que define um processo de desenvolvimento de software baseado em pequenas iterações e alta comunicação com o cliente e os membros da ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo