Do que se trata o artigo:

O artigo apresenta o Forefront Threat Management Gateway, ou simplesmente TMG, uma solução que aborda diversas questões de segurança e mantém a produtividade da corporação.

Em que situação o tema útil:

O TMG se faz útil para profissionais de infraestrutura ou segurança interessados em um produto do tipo Secure Web Gateway de qualidade e com baixo custo.

Resumo DevMan:

Neste artigo debatemos sobre as funcionalidades e vantagens do Forefront Threat Management Gateway, além de conhecer boas práticas para configuração e sugestões de instalação.

Manter os negócios de uma corporação em harmonia com questões de segurança da informação representa hoje um desafio, tanto para quem provê TI, como para quem se preocupa em tempo integral com o negócio principal da empresa.

A questão da segurança hoje tem um peso considerável nas corporações, pois, o emprego desta acarreta em uma série de processos e procedimentos que necessitam de tempo, pessoal qualificado, comprometido e, acima de tudo, investimentos.

Entretanto, a falta de observância de aspectos de segurança pode acarretar em um prejuízo e em um custo muito maior para a corporação do que teria se fossem implementadas políticas e ferramentas adequadas.

Bem sabemos que uma corporação jamais para e seus colaboradores necessitam de informações rápidas, precisas e seguras.

Dessa forma, é necessária uma sintonia entre a área de TI e as demais áreas do negócio em várias vertentes, tais como:

1. A corporação precisa proteger dados importantes e seus pontos de distribuição. A área de TI precisa prover acesso seguro e fácil ao mais diversos tipos de dispositivos;

2. Para a continuidade dos negócios, a corporação precisa garantir acesso a seus colaboradores de qualquer lugar;

3. A corporação luta para diminuir custos com gerenciamento de recursos de segurança e a área de TI tenta diminuir a complexidade neste gerenciamento.

Para todos esses pontos, o Forefront Threat Management Gateway, ou simplesmente TMG, é a solução que aborda diversas questões de segurança e mantém a produtividade da corporação.

O que o Forefront TMG oferece

O produto pode funcionar como um proxy ou um firewall de borda, isto é, um firewall que protege a rede local da internet. O produto se comporta de forma efetiva na proteção da rede e dos dados.

O Forefront TMG atua como uma solução de Gateway Seguro para Web completa, provendo funcionalidades de Firewall, Web Cache, Proxy, Filtro de Conteúdo, Inspeção de redes, Inspeção de Malware, Detecção de Intrusão, além de prover segurança e proteção a seu Exchange Server.

Além das funcionalidades herdadas de seu antecessor (ISA Server 2006), o Forefront TMG traz consigo uma nova arquitetura que atua em três pilares distintos (veja a Figura 1):

1. Proteção de acessos de dentro para fora;

2. Proteção de acessos de fora para dentro;

3. Proteção da rede contra ameaças.

Figura 1. Visualização dos principais pilares do Forefront TMG.

Proteção de acessos de dentro para fora

Neste tópico apresentamos a descrição das funcionalidades que ajudam a proteger os acessos internos da infraestrutura e suas definições:

Proteção de E-mails – O Forefront TMG traz o serviço de proteção ao tráfego de e-mails contra todo o tipo de ameaças que hoje são enviadas em mensagens eletrônicas. E-mails com promoções, fotos de personalidades ou fatos do cotidiano podem conter ameaças que, ao penetrar no ambiente protegido, são capazes de um grande estrago;

Este artigo é exclusivo para assinantes. Descubra as vantagens
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo