1FN, 2FN, 3FN no mesmo banco de dados é errado?

16/06/2015

0

Galera, utilizar mais de uma norma na construção de um DB é errado? Ou isso vai de acordo com a necessidade de cada tabela?
Wellington Pereira

Wellington Pereira

Responder

Post mais votado

16/06/2015

Vai de acordo com a necessidade:



Primeira Forma Normal (ou 1FN) requer que todos os valores de colunas em uma tabela sejam atômicos (ex., um número é um átomo, enquanto uma lista ou um conjunto não o são). A normalização para a primeira forma normal elimina grupos repetidos, pondo-os cada um em uma tabela separada, conectando-os com uma chave primária ou estrangeira.
Segunda Forma Normal (ou 2FN) requer que não haja dependência funcional não-trivial de um atributo que não seja a chave, em parte da chave candidata.
Terceira Forma Normal (ou 3FN) requer não haver dependências funcionais não-triviais de atributos que não sejam chave, em qualquer coisa exceto um superconjunto de uma chave candidata.
Forma Normal de Boyce-Codd (ou BCNF) requer que não exista nenhuma dependência funcional não-trivial de atributos em algo mais do que um superconjunto de uma chave candidata. Neste estágio, todos os atributos são dependentes de uma chave, de uma chave inteira e de nada mais que uma chave (excluindo dependências triviais, como A→A).
Quarta Forma Normal (ou 4FN) requer que não exista nenhuma dependência multi-valorada não-trivial de conjuntos de atributo em algo mais de que um superconjunto de uma chave candidata.
Quinta Forma Normal (ou 5FN ou PJ/NF) requer que não exista dependências de joins não triviais que não venham de restrições chave.
Domain-Key Normal Form (ou DK/NF) requer que todas as restrições sigam os domínios e restrições chave.

Alan Mario

Alan Mario
Responder

Mais Posts

16/06/2015

William

Wellington, com certeza vai da necessidade da sua modelagem de dados, as vezes encaixa 2 ou 3 formas de normalização na sua modelagem ou até nenhuma forma (difícil)

Mas não existem restrições em aplicar todas formas se você quiser, claro que não será interessante srsr

Existem até vários artigos na WEB sobre DBAs principalmente em Oracle que pregam a "desnormalização" de tabelas para reduzir complexidade de querys.
Responder

16/06/2015

Wellington Pereira

@Alan @Willian,

Muito obrigado pelas o informações, hehe é que fiz um DB relativamente grande para um sistema e fiquei com essa questão me atormentando ...
Responder

16/06/2015

Alan Mario

Bancos grandes são consequentemente complexos na maioria dos casos, espero ter ajudado!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar