Fórum 2 ou 3 camadas. #509306

02/02/2015

0

Boa noite estou participando de um projeto onde a construção o sistema é feito em 3 camadas, porem acho que para o cliente não seria tão vantajoso um programa com esse tipo de infra.

Gostaria de saber quais as vantagens de um programa em 3 camadas em cima do de 2 e quais as vantagens do de 2 camadas em cima do de 3.
John Lima

John Lima

Responder

03/02/2015

Soeuseijothaz

Boa noite estou participando de um projeto onde a construção o sistema é feito em 3 camadas, porem acho que para o cliente não seria tão vantajoso um programa com esse tipo de infra.

Gostaria de saber quais as vantagens de um programa em 3 camadas em cima do de 2 e quais as vantagens do de 2 camadas em cima do de 3.

Se você acha que não é vantajoso usar 3 camadas você já respondeu a pergunta, por que ninguém melhor para ter um visão do projeto do que quem esta projetando e tem a visão completa do escopo, arquitetura e do ambiente de modo geral.

Para facilitar a ajuda poste mais informações sobre o projeto e a arquitetura e principalmente sobre o porque você acha que usar 3 camadas não seria vantajoso.
Quanto mais informações mais fácil fica de ajudar.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

John Lima

Bom no meu ponto de vista, para se usar o sistema de 3 camada ele terá que ser executado dentro de um servidor de aplicação ou um contêiner(tomcat), ou seja, além de ter que ter o serviço do banco de dados rodando perfeitamente o cliente é obrigado a ter um servidor de aplicação, quando em uma aplicação normal apensa o serviço do banco já seria o suficiente para roda. Porem a unica vantagem que eu vejo é quando as mudanças ocorridas no sistema sendo em 3 camadas o cliente só se sente obrigado a executar o projeto pois ele se encarregara de baixas os pacotes necessário a mudança.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Bom no meu ponto de vista, para se usar o sistema de 3 camada ele terá que ser executado dentro de um servidor de aplicação ou um contêiner(tomcat), ou seja, além de ter que ter o serviço do banco de dados rodando perfeitamente o cliente é obrigado a ter um servidor de aplicação, quando em uma aplicação normal apensa o serviço do banco já seria o suficiente para roda. Porem a unica vantagem que eu vejo é quando as mudanças ocorridas no sistema sendo em 3 camadas o cliente só se sente obrigado a executar o projeto pois ele se encarregara de baixas os pacotes necessário a mudança.

Correto, é exatamente isso. A vantagem quem vai dizer é você, pois isso depende do projeto.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

John Lima

vlw Ronaldo.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Eduardo Pessoa

Como podemos julgar tecnicamente se um sistema deve ser feito em 2 ou 3 camadas? no geral mesmo.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Depende da complexidade do sistema. Um sistema com 3 camadas geralmente (não é obrigatório) tem um servidor e um cliente, o que torna a arquitetura do mesmo mais robusta e consequentemente mais complexa, muito útil para sistemas distribuídos. Mas, não se engane, há sistemas que tem as 3 camadas (MVC, por exemplo) no cliente e isso é totalmente possível, além de deixar mais organizado e estrutura o projeto.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Depende da complexidade do sistema. Um sistema com 3 camadas geralmente (não é obrigatório) tem um servidor e um cliente, o que torna a arquitetura do mesmo mais robusta e consequentemente mais complexa, muito útil para sistemas distribuídos. Mas, não se engane, há sistemas que tem as 3 camadas (MVC, por exemplo) no cliente e isso é totalmente possível, além de deixar mais organizado e estrutura o projeto.
Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Responder

Gostei + 0

03/02/2015

Eduardo Pessoa

O de 3 camadas é mais organizado.
Responder

Gostei + 0

04/02/2015

John Lima

Ronaldo se você fosse criar um sistema tipo para área comercial valeria a pena fazer em 3 camadas.
Responder

Gostei + 0

04/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo se você fosse criar um sistema tipo para área comercial valeria a pena fazer em 3 camadas.

Sim, assim seu sistema fica mais estruturado, flexível e escalável.
Responder

Gostei + 0

04/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Sim, assim seu sistema fica mais estruturado, flexível e escalável.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar