3 DBGrids trabalando ao mesmo tempo !

22/03/2003

0

Tenho um formulário com 3 DBGrids, no primeiro tenho os dados de eventos , no segundo categoria, e no terceiro participantes . Tenho duas questões : 1º - Como posso criar o relacionamento delas da melhor forma. 2º - Estas três tabelas trabalharam da seguinte maneira, no DBGrid ao clicar em um evento posso ter uma ou mais categorias ( lista todas as cadastradas ou relacionadas ) e ao clicar em uma categoria( lista todas as cadastradas ou relacionadas ) posso ter N participantes ( lista todos os cadastrados ou relacionados )

Eu sei que pode ser um pouco custoso mas agradeço toda ajuda possivel.


Anteciosamente
Washington M. Almeida


Kanedasam

Kanedasam

Responder

Posts

22/03/2003

Kanedasam

Como


Responder

23/03/2003

Anonymous

Suponha 3 tabelas: 1) Eventos.db, 2) Categorias.db e 3) Participantes.db.
Deverão ter sido construídas como Mestre/Detalhe da seguinte maneira:
Eventos.db é Mestre e Categorias.db é sua tabela Detalhe. E também
Participantes.db é Detalhe da tabela Categoria.db.
Portanto, a tabela ´do meio´, Categorias.db, é simultaneamente Detalhe (de
Eventos.db) e também Mestre (de Participantes,db).
Depois de criadas corrretamente as tabelas e o relacionamento Mestre/Detalhe entre elas, cada um dos dbgrids deverá estar associado a cada uma dessas tabelas. Estando as tabelas ativas (dataset.open ou dataset.active := true) e cada um dos 3 datasource corretamente interliga
dos com as 3 tabelas (supondo ttable) e com os 3 dbgrids, você poderá fazer o seguinte: No evento CellClick dos dois primeiros dbgrids (ou seja, assim que clicar em uma das linhas (registo) do dbgrid), escrever uma instrução que filtre a tabela Detalhe correspondente, conforme o campo comum das duas tabelas. É só repetir o mecanismo para as outras tabelas/dbgrids.
Uma outra abordagem, seria usar TQuery. Espero ter ajudado. CarlosRM.


Responder

23/03/2003

Kanedasam

[size=18:d4482c37f5][color=blue:d4482c37f5]Obridado CarlosRM ![/color:d4482c37f5][/size:d4482c37f5]

Por ter me orientado pelo caminho das pedra.

Washington M. Almeida


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar