Fórum A culpa é de quem ?? #336401
18/01/2007
0
Tudo funcionando blz, ate que acontece uma queda de energia e o no-break falha. Ao reiniciar o sisteminha dah pau , porque o banco de dados , perdeu alguns arquivos e danificou as tabelas. REpair a parte...voltemos a trabalhar. NOva queda de energia ( muitas chuvas ) e novamente o no-break dah pau. ( ninguem aprendeu parece, ou sei la...) agora o sistema aparece que dah defeito. As opcoes nao aparecem no [b:ae6877ddb0]MENU principal[/b:ae6877ddb0] !! Doidera... dai desespero pra la, desespero pra ca...era num momento de Pique da loja. Correria e desespero para fazer e reparar, o que deu, tudo de novo.
Xingaram o programador de tudo que é nome que vcs imaginarem !
O Programador por sua vez xingou de tudo que é o nome cara que instalou a rede e o no-break. E o cliente arcou com o maior prejuizo.
[b:ae6877ddb0]A culpa é de quem ?[/b:ae6877ddb0]
Do Programador ?
Do Tecnico ?
Das chuvas ?
Do No-break ?
Da mae que pariu todos eles ? ..rsrs
Brincadeiras a parte, isso aconteceu aqui e gostaria de saber a opiniao de vcs.
Laelsonc
Curtir tópico
+ 0Posts
18/01/2007
Macario
Não há nada implementado para contigência?
Replicação? Espelhamento?, etc?
Que opções de recuperação o MySQL disponibiliza?
Muitos bancos tem uma especie de SAVE-POINT, que nestes casos a perda de dados é minima ou quase nenhuma.
P.s: Mas a culpa maior é do no-break que não fez o seu ´papel nesta cena´. 8)
[]´s
Gostei + 0
18/01/2007
Aroldo Zanela
Ao meu ver, primeiro é o problema de infra-estrutura e em segundo o processo (se houve prejuízo mesmo). Uma empresa precisa ter mecanismos de contingência para suportar os processos sem TI. Caso isso não seja possível, precisa de redundância suficiente para não ficar na escuridão.
O no-break é adequado para a carga? É inteligente? Existe algum tipo de redundância (RAID) de discos? O sistema possue LOG das transações para recuperações de desastres?
Se o negócio exige alta disponibilidade de TI, então, tem que investir o necessário. Obviamente é necessário gerenciamento e testes sistemáticos, pois existe a [url=http://www.facom.ufba.br/com024/murphya/murphy.htm]lei de murphy[/url].
Gostei + 0
19/01/2007
Ffabiop
Temos que começar a pensar melhor e controlar um pouco a nossa ansia de vender o software e exigir que requisitos mínimos(rede/nobreak) sejam instalados de forma adequada, principalmente em locais críticos como este. Se o cliente ficar satisfeito ele vai falar de você pra uns 3 conhecidos no máximo, se não ficar satisfeito ele fala pra 50.
Se a gente não exige uma boa infraestrutura e começa a dar problema, um dia chega um cara e apresenta um outro software e fala que tem de ter um gerador, rede de fibra óptica por causa do ´movimento´ dele, o cara troca na hora...(isso aconteceu aqui).
Se a função do sistema é critica, toda e qualquer forma de mante-lo disponível é muito bem vinda, o cliente tem de se consientizar disso e colaborar, caso contrario, ele tem de se responsabilizar qdo tiver algum problema do tipo que você nos relatou.
Gostei + 0
19/01/2007
Weber
No contrato deve constar de quem é a responsabilidade pelo Backup.
Também é importante adicionar que o desenvolvedor não é responsável pelo hardware.
Além disto nada melhor que uma boa conversa. Todos os meus clientes sabem que eu ´não coloco a mão´ em hardware e sabem também da necessidade dos backups.
Além do mais é preciso ser amigo do cliente, em 90¬ do casos em panes, mesmo de hardware, minha empresa é a primeira a ser comunicada, então é enviado um tecnico nosso imediatamente ao local para verificar se a falha realmente foi de hardware.
Gostei + 0
23/01/2007
Laelsonc
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)