GARANTIR DESCONTO

Fórum A tristeza de um desenvolvedor II #178165

28/08/2003

0

Caros usuários do fórum,

Esta é a primeira mensagem que eu posto como autor em um fórum, na seção de dúvidas, em toda minha vida.

Li hoje uma mensagem do usuário ´zerneo´ (A tristeza de um desenvolvedor...., Quinta, 28 de agosto 2003).

Concordo com as considerações de zerneo e com a de outros usuários que responderam esta mensagem. Por isso tomei a liberdade de aproveitar o título da referida mensagem.

Às vezes uma pessoa se apresenta como DESENVOLVEDOR, ANALISTA DE SISTEMA, ESPECIALISTA EM BANCO DE DADOS ou coisa que o valha e me pergunta: ´O que é chave primária? Como crio uma?´. Quando respondi ao usuário que estudasse alguma coisa sobre modelagem de dados, ele me respondeu algo grosseiro.

Dia desses li uma mensagem meio revoltante aqui que dizia algo como ´Pô vocês estão ficando péssimos. Antes eu mandava uma dúvida e vocês respondiam na hora. Agora preciso enviar a mesma mensagem umas dez vezes e nada. Vamos trabalhar pessoal.´.

Aí eu penso: ´Puxa vida. Até onde vale a pena dividir conhecimentos com um cara como esse. Pô... Paro, às vezes por mais de uma hora o que estou fazendo para ajudar um indivíduo deste? Eu não tenho obrigação de tanto...´

E este é o ponto: nenhum usuário de qualquer fórum tem obrigação alguma de responder resposta pra ninguém.

Hoje também recebi um e-mail muito chato, de um usuário que não vou identificar, EXIGINDO que eu respondesse uma dúvida ou ´PARASSE DE BANCAR O GOSTOSO´.

Caros, não banco o gostoso.

Tenho 31 anos, sendo que 19 anos de minha vida foram dedicados ao aprendizado e ao trabalho na área de informática.

Sempre fui auto-didata (em inglês, em informática, em música) e nunca procurei pessoas para que me respondessem dúvidas, fossem elas qual fossem, sem antes tentar descobrir por mérito próprio.

Já dei treinamento na área (até hoje faço isso), já desenvolvi em pelo menos 20 linguagens diferentes (entre elas MUMPS, Pascal, COBOL, Visual Basic for DOS, Clipper, LTD, Tal-II, LPS, Visual Basic, C, C++, Fortran, Algol, Lisp). Ou mais.

Sempre me esforcei para aprender o que não sei e executar minha profissão da melhor maneira possível.

Sempre me esforcei para responder uma dúvida da melhor maneira possível.

Gostaria apenas de reafirmar: NÃO TENHO OBRIGAÇÂO ALGUMA DE RESPONDER DÚVIDAS A QUEM QUER QUE SEJA.

Nenhum usuário de fórum tem. Caso alguém tenha dúvidas, pergunte aos moderadores.

Caso alguém não esteja feliz com a maneira que eu escrevo por ser muito formal, infelizmente não vou me desculpar.

Sempre escrevi desta maneira. Tentando ser o mais formal possível.

E, de resto, meus e-mails estão divulgados no fórum para quem quer que precise de auxílio.

Não direciono esta mensagem a ninguém. Nem peço que concordem com minhas idéias.

Somente estava, como o zerneo, com isso meio engasgado.

Peço também desculpas a quem não merecia ler algo como isto.

Abraços a todos.

Adilson Basilio de Oliveira


Basilio.sp

Basilio.sp

Responder

Posts

28/08/2003

4_olho

Adilson

Passe em MP o nome do ´colega´ para o administrador ou um moderador. Tomaremos as medidas necessárias.


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Okama

Assino em baixo.


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Mmtoor

Prezado colega.
Nesta mesma matéria que expõe, coloquei também um comentário a respeito, não desagradando ninguém.
Como pôde perceber, o indivíduo que teve a infeliz idéia de postar tal mensagem disse: TENHO 2 ANOS DE PROGRAMAÇÃO. Ai eu questiono: E daí? Dois anos não dá nem pra terminar um curso técnico quanto mais dizer que é um programador.
Quanto ao nível das perguntas eu concordo contigo, pois existe muita gente dizendo ser o que não é e se acusam em suas questões.
Mas o caso real é o seguinte. Pessoas como você, 19 nos de experiência, como eu, 25 anos de experiência, e como outros que tenham ai talvez mais de 30 anos de experiência é que devem manter o nível deste forum que, diga-se de passagem, é um dos melhores na área.
Até gostaria de te dar uma dica, coisas que o tempo ensina, por exemplo: Se a questão está fora do propósito do forum ou te desafia ou é fácil demais para que seu autor seja um analista de sistemas, simplesmente deixe o status dela em 0(ZERO).
No mais, ainda afirmo que, em diversas visitas que já realizei para fazer implantações e migrações de sistema, o nível dos analistas que encontrei não era tão alto comoo deveria ser. As vezes, dependendo da questão, até acredito que o autor da mesma seja um analista mesmo.
Não estou difamando a classe não, pois também pertenço a ela.
MMTOOR2003


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Host

Não esquenta a cabeça velho, acredito que um forum como o nosso, sirva alem de ajudar alguns que não possuem o conhecimento devido(Como eu,hehehe), tambem serve para nos atrair as curiosidades de aplicações a qual não temos acesso!Estou na área de desenvolvimento a 14 anos, como vc, ja programei em varias linguagens, qdo os componentes não existiam, e tudo tinha que ser feito a mão!Hoje estou me reciclando, começando pelo Delphi.E concordo veementemente contigo, não se sinta vilipendiado, esta proximidade que aparenta existir entre as pessoas que trocam mensagens é falsa, e os idiotas que enviam mensagens desastrosas, digo, desastrosas, por que eles lidão com plrofissionais da area , não com o zezinho da esquina, que ta fazendo faculdade no 5º semestre achando que é o cara.Qdo não sabe resolver
a sua propria resolução, neste caso a experìência é que conta, e quem sabe um dia eles nos alcançam!


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Motta

Concordo, a gente nunca sabe tanto que não possa aprender e pouco que não possa ensinar, mas educação, cortesia, ética tem que fazer parte do jogo.

Talvez venha daí a grande crise mundial, só porque estou de carro posso usa-lo para passar dos outros, furo fila de banco , confundo forúm com serviço de suporte gratuíto.

Acho que estou velho e resmungão...


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Vinicius2k

Basílio,

Concordo com suas considerações e entendo seu descontentamento, mas acredito que a solução para manter e melhorar o nível do fórum está em nós mesmos, os usuários.

Quando falo em nível do fórum, não estou fazendo referência ao nível de complexidade do tópico postado, e sim do nível de educação. Acredito que a chave da questão é a forma com que o usuário posta sua mensagem, a começar pelo assunto. Quando observo mensagens com ´urgente´, ´pelo amor de Deus´, ´urgentíssimo´, eu simplesmente as ignoro faz tempo. Exatamente como sugerido pelos moderadores. Se todos fizermos isso, com o tempo, os ´mau-educados´ tem duas opções : ou mudam a forma com que postam suas mensagens, ou nunca mais perguntam nada.

Neste ponto discordo do mmtoor, pois mesmo que a questão seja simples, quase ao ponto de ser ridícula, se tiver sido postada com o assunto colocado de forma adequada e com educação no texto pelo autor, esta questão, no meu ponto de vista, merece ser respondida, e merece que façamos referência a como o autor pode aprender mais sobre o assunto, exatamente como você fez. Vale lembrar que o autor pode não ser um analista, ou programador, mas ele pode ser iniciante na própria programação e não só na linguagem, pode ter feito a pesquisa no fórum e não encontrado o tópico desejado, pode nem sequer conhecer as formas para localizar o assunto na web, pode não ter referência bibliográfica nenhuma, e várias outras situações pelas quais passam quem está começando e/ou é autoditada.

Uma situação interessante ocorreu comigo, nem eu mesmo esperava... respondi uma questão que me pareceu bastante simples, e eu estava errado na resposta. Fui corrigido, sem menções, apenas com outra resposta à questão, pelo colega afarias. Fiquei, de certa forma, envergonhado e pensei : ´Como eu pude me esquecer disto ?´. Isto exemplifica meu ponto de vista de que todos podemos ter momentos de falha e não perceber coisas óbvias.

Não tenho toda a sua experiência, 10 anos a menos, para ser mais exato, mas sempre que posso e quando acho que devo, baseado nos critérios que já expliquei, tento ajudar respondendo às questões e aprendo lendo as respostas de pessoas experiêntes como você, o Zanela, o afarias, o Carnette, o 4_olho e tantos outros. A minha satisfação pessoal é muito grande quando recebo um ´Obrigado´, pois além de ter conseguido ajudar um colega, provei para mim mesmo que sei (ao menos um pouco) e que sou capaz. Pode até parecer egocentrismo, mas acredito ser importante para nossa carreira confiar em nós mesmos, para que sejamos mais fortes face aos desafios que nossa profissão nos apresenta frequentemente.


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Midas

Concordo plenamente com amigo vinicius.
Ainda citando como ele, que acredito no desenvolvimento de software que não há questões, dúvidas fáceis. Pois quem por mais experiente que seja não perdeu algumas horas em pontos no desenvolvimento que para uns seria tão óbvio e para vc no momento não percebera. Um ponto e vírgula no lugar errado!

Acredito no fórum e agradeço a todos que contribuem. E pelo pouco tempo que participo tenho visto que a muito tem ajudado os colegas e me ajudado ! Agradeço a iniciativa do clube delphi !
E é importantíssimo a participação de todos como um conjunto, uma união entre o grupo clube delphi. Para a melhoria do conhecimento de todos sem excessão !
E um agradecimento especial ao Afarias que tem me ajudado muito seja com dúvidas, que as vezes para alguns seja infantil. Ele tem me ajudado sempre e com respeito.


Responder

Gostei + 0

28/08/2003

Bacalhau

Há quinze dias foi colocada uma questão sobre ´index out of date´ e como sabia a resposta, mandei o meu mail para explicar com mais detalhe. Desde então recebo diariamente esse pedido por muita gente. Decidi então escrever um pequeno artigo com a solução, que envio desde então. Os obrigados (e pedidos para publicar no clubedeplhi) que recebi fizeram imenso bem à saúde. Esta é a primeira razão porque aqui venho.

Há dias um moderador enviou-me uma resposta sobre um tal de TMethod, de cuja existência nem sabia. A utilidade da resposta foi tão intensa, que nem mesmo ele sabe. Existe actualmente um software grande a ser totalmente redesenhado, a partir daquela meia dúzia de linhas enviadas. A minha gratidão por essa resposta não pode ser expressa nem no fórum nem por palavras. Lamento não estar no Brasil para poder expressar o meu obrigado. Esta é a segunda razão porque aqui venho.

Agora levem lá um abraço das barbatanas deste bacalhau


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar