Fórum Access X Delphi #228596

28/04/2004

0

Bom dia à todos!
Preciso de ajuda!

Estou criando uma aplicação e estou usando o Banco de Dados ACCESS mas estou tendo algumas dificuldades em conectar com a base.
Algum poderia me passar passo à passo como configuro o banco de dados ACCESS com o DELPHI? Eu utilizo o DELPHI 6.0

Abraços,
JULIO.

[b:a01c270615][color=red:a01c270615]Título editado pelo Moderador (AZ) - Removido: ´ACCESS X DELPHI´[/color:a01c270615][/b:a01c270615]

Tecnico_julio

Tecnico_julio

Responder

28/04/2004

Slack

cara... vc usa o componente na guia ADO :_)

pra conectar ele com o banco de dados.. ex: ADOTABLE
vc vai em iniciar executar digita ´odbcad32´ vai abrir uma tela
vai em Adicionar ira lhe aparecer uma lista selecione Driver do microsoft Access (*.mdb)
dae seleciona o banco na proxima tela q vai aparecer e de um nome
dae no delphi vc insere um adotable e na propriedade Connection String
seleciona a opcao Use Connection String.. va em Build depois na aba conexão .. Usar nome da fonte de dados e seleciona na lista o nome q voce criou la no odbcad32 ..

flw cara.. espero q tenha ajudado

Responder

Gostei + 0

28/04/2004

Vinicius2k

Colega,

Mais uma alternativa... não desmerecendo a sugestão anterior, acho q ODBC não eh uma boa...

No seu DataModule coloque um TADOConnection e em ConnectionString, selecione ´Use connection string´ e click em ´Build´...
Na primeira guia selecione ´Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider´ e click em ´avançar´ na segunda informe o caminho do banco de dados, nome do usuário e senha e pronto... sua ConnectionString deve ficar parecida com esta :
Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\App\Dados\NomeDoBanco.MDB;Persist Security Info=False

Nos componentes TADODataSet, TADOQuery ou TADOTable, configure a propriedade ´Connection´ para o nome da sua ´ADOConnection´...

Não existe necessidade de utilizar ODBC... OLE DB eh ligeiramente mais rápido, muito mais fácil de configurar pois não existe necessidade de criação de DSN (em sistemas em rede a ConnectionString pode ser carregada de um arquivo .ini, por exemplo).

A string de conexão pode ser efetuada diretamente nos componentes dataset mas isso eh trabalhoso e caso vc altere alguma coisa (como o caminho do banco, por exemplo) terá q alterar em todos eles...

Não use ADOTables... Use ADODataSets, ADOQueryes e ADOCommands, com os devidos filtros SQL... os bancos Access são conhecidos por geragem grande tráfego na rede... ADOTables só pioram isso tornando o sistema lento...

Espero ter ajudado...
T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar