GARANTIR DESCONTO

Fórum Acentos #59336

12/01/2008

0

boa noite pessoal...

estou com um problema em um sistema que desenvolvo quanto a pesquisas no banco, o problema éo seguinte:
Migrei o banco de dados de outro sistema e na tabela cliente tem o campo cidade, porém há registros, por exemplo, em que está cadastrado um cliente na cidade de SÃO PAULO e em outro registro SAO PAULO (sem o acento), isso ocorre em muitos registros....
O usuário faz pesquisas pela cidade, e então gostaria que quando fosse pesquisado SÃO ou SAO todos os registros fossem apresentados, independente com ou sem acento.

a pesquisa que faço é SELECT * FROM CLIENTES WHERE CIDADE LIKE ´(campoPesquisado)¬´

uso delphi e firebird 1.5

tem como eu solucionar isso via o banco de dados? Como?

abraços...

vlw...

Kennergrings

Kennergrings

Responder

13/01/2008

Flyskin

bom, no firebird não sei te dizer mas no oracle resolvi o problema criando uma função que me retorna o campo sem acentuação podendo daí ser chamada dentro de uma select normal com os outros campos.

Responder

Gostei + 0

15/01/2008

Catunda

Imagino que vc tenha de encontrar o charset e collate adequados no firebird 1.5
Testei aqui no firebird 2.0 com charset win1252 e collate win_ptbr e deu certo.

Responder

Gostei + 0

16/01/2008

Aroldo Zanela

Colega,

Neste caso, você deve utilizar uma UDF para contornar isso. No caso, já existe uma implementada, denominada de SoundexBr e pode ser baixada no endereço: http://www.comunidade-firebird.org/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=6&orderby=titleD

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar