Acessando banco de dados na internet

04/07/2004

0

Procurei algum topico que falasse sobre esse assunto mas não encontrei.

Preciso desenvolver um sistema que funcionará paralelamente a um site na internet. E o programa deverá inserir e ler informações no banco de dados que estará num servidor de hospedagem da internet.

Como posso fazer isso??


Gabriela

Gabriela

Responder

Posts

05/07/2004

Marcelino

Prezada Gabriela,

Não sei se entendi direito, mas vamos lá :

Vc precisa desenvolver uma aplicação que possa ser acessado via Web , certo ?
1) Vc precisa saber qual banco de dados o servidor de hospedagem utiliza e pedir para o administrador do site disponibilizar o banco para vc, atraves da criação de um usuário e senha, bem como os mecanismos para acessá-lo.
2) Vc precisa desenvolver uma aplicação Web. Se for escrever usando as ferramentas do Delphi ( que eu acho que deve ser o caso), é necessário saber qual versão do Delphi vc usa. Se Delphi 6, então o que existe disponivel é o Websnap. Para versão 7, use o Intraweb e na versão 8, já vem o conceito de .NET ( Esta ultima não tive oportunidade de ter contato...)
3) Para acesso aos dados, a minha preferência são pelos componentes da paleta dbExpress juntamente com o DataSetProvider e o ClientDataSet.
4) Para debugar a aplicação recomendo que vc tenha uma copia do banco de dados em seu ambiente local e disponibilize a aplicação na Web apenas quando estiver bem depurado.

[]s


Responder

06/07/2004

Gabriela

Marcelino,
a minha aplicação não estará na web. O meu programa estará rodando num computador pessoal qualquer, e acessará o banco de dados que estará no servidor.
Ou seja, só o banco estará na web. E o programa terá que acessa-lo.
A minha dúvida é como fazer a conexão da minha aplicação no meu pc, com o banco no provedor.

obs: o banco foi criado por mim, e colocado lá, então eu tenho senha, login...


Responder

06/07/2004

Vinicius2k

Gabriela,

Qual o banco de dados e qual camada de acesso vc está utilizando ou pretende utilizar?

Adianto-lhe que só é possível acesso a um banco na internet se ele estiver sendo administrado por um servidor SQL, como Interbase/Firebird, MySQL, MS-SQL Server, Oracle, etc... se for um banco desktop como Access ou Paradox, não dá...

T+


Responder

06/07/2004

Marcelino

Prezada Gabriela,

Vc vai ter que fazer o programa usando 3 camadas. Nunca fiz uma aplicação desta maneira, mas tenho acesso a algumas literaturas a respeito.

A sua duvida é como fazer a conexão com o banco de dados ? Neste caso a pergunta do Vinicius2k é oportuna. Qual banco de dados vc vai usar ?

[]s


Responder

06/07/2004

Vinicius2k

Vc vai ter que fazer o programa usando 3 camadas...

Não necessariamente, Marcelino... :wink:
até porque acho difícil o provedor que lhe está servindo o banco permitir a instalação do servidor de aplicação e os registros necessários na COM para que a aplicação funcione...
Pode ser feito, tranquilamente, com duas camadas... o conceito é o mesmo de aplicações client/server numa LAN ou WAN... a única diferença será o endereço do host (servidor) onde está o banco de dados...
T+


Responder

07/07/2004

Minuto

é mais facil fazer um aplicativo asp ou php. eu fiz um que funciona tranquilo, é leve ,num da pau ,num perde dados;
fiz em asp antes mesmo de começar programar em delphi.
banco de dados Access ,pagina gratis para testar depois hospedei por R$19,00 mensais.
o aplicativo tem cadastro,consultas,relatorios,impressão de boleto bancario.

agora aplicativo de 3 camadas é só para empresas afim de investir alto

Ah! fiz tambem um programinha de teste para um cliente.

ele tinha uma base de dados peidarox e queria replicar dados de uma filial
então criei um programinha que copiava o db ,zipava,enviava para um ftp na net, e na matriz copiava ...,e atualizava os dados. simples e funciona.


Responder

07/07/2004

Gabriela

Vinicius,
ainda não está decidido o banco que vou usar. Mas provavelmente será o MySQL, ou o Interbase.

Minha dúvida é exatamente saber como será feita a conexão. Sei como fazer quando o banco está no mesmo computador, ou mesmo em uma rede interna. Mas no caso da internet, não sei como ficará essa conexao.

Minuto, qual servidor de hospedagem gratuito vc utilizou pra fazer seus testes com ASP?


Responder

07/07/2004

Minuto

eu usei http://www.brinkster.com

mas eu acho que ele não é mais gratis

tente esse:

http://www.webhostme.com/


Responder

07/07/2004

Denis

O mais dificil vc. já sabe. O banco de dados.

Usando interbase com BDE :

ServerName = 200.111.11.111:c:\basededados\seubanco.gdb

mais nada.

Usando MySql :

Utilizo usando um odbc que baixei na net. Para não ter que usar componentes tipos zeos e etc...

Windows DNS name : UmAlias
Server : www.seusite.com.br ou ´seu nr de ip´
MySQL database name : seubanco

Acho que é só, se quiser mais detalhes pode me mandar um e-mail.



Vinicius, ainda não está decidido o banco que vou usar. Mas provavelmente será o MySQL, ou o Interbase. Minha dúvida é exatamente saber como será feita a conexão. Sei como fazer quando o banco está no mesmo computador, ou mesmo em uma rede interna. Mas no caso da internet, não sei como ficará essa conexao. Minuto, qual servidor de hospedagem gratuito vc utilizou pra fazer seus testes com ASP?



Responder

07/07/2004

Vinicius2k

ainda não está decidido o banco que vou usar. Mas provavelmente será o MySQL, ou o Interbase.


O MySQL é bom, rápido e com hospedagem barata... acho o IB melhor, mas a hospedagem é difícil pois vc terá poucas opções

Minha dúvida é exatamente saber como será feita a conexão. Sei como fazer quando o banco está no mesmo computador, ou mesmo em uma rede interna. Mas no caso da internet, não sei como ficará essa conexao.


Sem mistério... com MySQL, por exemplo, é vc só vai mudar o HostName da sua conexão para o nome do servidor que o seu provedor vai te passar... algo assim como no Terra empresas ´msde01.terraempresas.com.br´... o seu provedor vai te passar um user e password e eh que vc vai usar na conexão...

Eu lhe sugeriria usar dbExpress para acessar o banco, mas apenas se o servidor for MySQL 3.23.x ... se for 4.0.x o driver do dbExpress não funciona corretamente... então, se estivesse na sua posição utilizaria a Zeos (baixe uma versão ´stable´), que é o componente mais usado para MySQL... e está em constante evolução... não lhe aconselho usar BDE e nem ODBC... a Zeos tbm pode ser usada com IB caso vc deseje ou simplemente mude de banco depois de um certo tempo...

T+


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar