Fórum Acessar banco de dados remoto #338128
09/03/2007
0
Já havia postado esse topico antes, mais como o forum passou por umas pequenas dificuldades.
O problema é o seguinte, eu tenho uma página em php + MySql, hospedada num desses servidores gratuitos, ela é so pra cadastro de clientes, eu gostaria de saber se é possível eu acessar esse banco de dados remoto por uma aplicação.
Se sim, como?
Alguém já passou por esse problema?
Me deem uma luz.
Obrigado
Gardel
Curtir tópico
+ 0Posts
09/03/2007
Jujan
É possivel sim fazendo uso de aplicações multicamadas com webservice.
Procure material na Net sobre multicamadas e webservice no Delphi que vc terá mutas dicas de como aplicar isso é bem fácil e simples, a unica questão que terá que se preocupar é com a segurança.
Gostei + 0
09/03/2007
Denis
Por exemplo, no servidor vc coloca ip da net.
Claro que o ideal é uma aplicação em 3 camadas, mas aí vc vai ter que rodar a aplicação servidora no servidor deles ( provedor ) e muitas vezes eles não deixam fazer isso.
Ou detalhe, conectando com BDE, DBEXPRESS, zeos, com certeza fica mais lenta que 3 camadas.
Gostei + 0
11/03/2007
Gardel
Como será praticamente impossivel eles deixarem rodar uma aplicação servidora dentro do servidor, acredito que por multicamadas seja impossivel pra mim, nesse caso tenho q optar pela segunda opção.
Nesse caso pelo que eu entendi, no path do bd, deve-se colocar o ip do servidor?
Pensei em ver se existe alguma maneira de criar uma pagina em php pra gerar todo o banco em webservice ou em um arquivo xml, e carregar esse arquivo por ftp na minha aplicação... será que isso é viável?
Agradeço...
Gostei + 0
12/03/2007
Denis
Os alunos podem alterar alguns de seus dados, como contato, telefones, e depois eu importo para dentro do meu sistema.
Como eu estava usando na época o Delphi 5 e sem muitos recursos, eu criei um ODBC e no BDE configurei ele. Depois eu acesso os dados da base via este ODBC e gravo no meu banco de dados oficial.
E por incrível que pareça é bem rápido.
E neste caso tbm é uma solução interessante, pois até é uma questão de segurança, pois não fico com o meu banco de dados oficial aberto na net.
Gostei + 0
13/03/2007
Gardel
Não deixa de ser uma alternativa, caso eu não ache uma outra opção poderei tentar usar o BDE pra acessar o bd.
Mais no meu caso eu gostaria de usar uma outra alternativa se possivel.
Agradeço
Gostei + 0
18/03/2007
Denis
Comentei do BDE porque é uma alternativa que Funciona, e ja utilizo a muiiiito tempo. Mas claro, existem novas altenativas, como o DBexpress por exemplo. Mas em termos de uso é bem parecido, visto que eu uso o Bde com clientdatasets. E geralmente os programadores conhecem o BDE, portanto é uma alternativa para fazer algo rápido para atender uma necessidade imediata.
Claro que tbm uso o DBexpress e recomendo. Aliás hoje estou usando mais ele. Tbm ja usei um pouco do Zeos.
Com todos estes tipos de acesso é possivel. Basta vc escolher o que mais seja fácil para vc e com uma boa performance. O que vai importar mesmo é vc dominar a ferramenta que usa.
Não adianta usar ferramentas atuais e com nomes dificeis e etc. Já vi tanto programador que fala que sabe UML, Modelagem, Normalização, etc, etc... tudo teoria... na hora ´H´ sempre fazem mer....
Detalhe que nunca gosto de comentar aqui mas..., trabalho com informática desde 1988, lembra do clipper ??? então... até hoje tem gente que usa ( coitados rsss ), mas já passei por muita coisa e é uma tentação mesmo usar coisas novas. Tem que inovar.....
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)