Fórum acesso ao access com bde #299167

12/10/2005

0

estou fazendo um projetinho pequeno com delphi+access.
precisa ser via bde porque eu preciso abrir os fontes na escola, e lá só tem delphi 4.

Quando tento abrir o banco me mostra a seguinte mensagem: CANNOT LOAD AN IDAPI SERVICE LIBRARY. FILE: MSJT3032.dll

essa dll eu verifiquei, nem existe no meu micro. a pergunta é: quem instala essa dll, o delphi ou o access?

usando access 2000 eu já consegui conectar uma vez, mas aqui em casa uso o 2003.

Vitor Rubio

Vitor Rubio

Responder

12/10/2005

Firekiller

Colega, se não me engano no Delphi 4 tinham os componentes DAO não tinham?! Se não tiver, podem ser encontrados facilmente pela Net, e eles se conectam com facilidade com o Acess (tipo ADO).

Você também pode criar um alias no ODBC que ele ficará disponível pro BDE também, aí você usa normalmente.... é um pouco mais lento,mas funciona.

Responder

Gostei + 0

12/10/2005

Vitor Rubio

Cara, nem conheço esse tal de DAO. meu problema é o seguinte:

é um projetinho de final de curso pra escola. o programa tem que funcionar na escola. mas as vezes eu faço parte em casa ou no trabalho, onde tem access xp ou 2003 e delphi 7. mas tem que continuar compactivel (tanto o programa como o fonte) com os softwares da escola: access 97 e delphi 4.

Se não tiver outro jeito, vou ter que instalar delphi 4 e access 97 no meu micro mesmo.

criar um alias via odbc até é uma boa idéia, mas aí ele terá de ser criado no computador da escola também, não vai adiantar só rodar o programa. como configurar tudo isso via programação delphi?

valew pela ajuda.

Responder

Gostei + 0

12/10/2005

Firekiller

Pra evitar de vc ter que ficar criando um alias via odbc, você pode carregar o arquivo dsn junto, daí não precisava ficar criando o alias.

Responder

Gostei + 0

12/10/2005

Dbergkamps

acho que ele quis dizer ADO

Responder

Gostei + 0

13/10/2005

Firekiller

colega bergkamps,
eu não quis dizer ADO (Active Data Objects) não.. é DAO (Data Access Object) mesmo... era o mecanismo usado pelo Jet da microsoft para acesso a bases de dados, antes do ADO. Tinha disponível em versões anteriores do delphi (é que não me recordo qual).

Mas como ele disse que quer compatibilidade entre delphi 7 e delphi 4, ele pode usar a idéia que eu dei, de criar um aliás no ODBC, ou então carregar o arquivo DSN.

Responder

Gostei + 0

13/10/2005

Firekiller

Colega Bergkamps, apenas para esclarecimento, aqui está um trecho retirado [url=http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=913&cc=35]desse[/url] site:

O DAO foi um dos primeiros métodos desenvolvidos para conexão dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados na plataforma baixa. Trata-se de um método simples, um pouco ultrapassado porém ainda muito usado por conexões internas de alguns núcleos básicos do Windows e de algumas aplicações Microsoft como o Winamp. A real vantagem do DAO é a quantidade de funções do método e a simplicidade para criação do objeto de conexão, principalmente dentro do código VBA. Como o método .SEEK. Que efetua a procura por um registro de forma exata, diferente do FIND do ADO, agindo com a mesma precisão e exatidão de uma instrução SQL. Todavia propicia um código um pouco encardido, antigo e com funções incompletas, em especial no uso aplicado no VB, para manutenção dos recordset´s e isso se deve ao fato de que o DAO não instancia Command´s em memória como sua evolução, seu sucessor, o ADO.
[/url]

Responder

Gostei + 0

13/10/2005

Vitor Rubio

Valew pelas dicas pessoal! Vou testar com o access 2003.

só uma dúvida: esse arquivo dsn é aquele que agente salva quando cria um odbc né? se euu levo ele pra outra máquina, é só dar 2 clicks nele e pronto? tá configurado? ou tem que importar.... ou fazer uma maracutaia via delphi?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar