Fórum Acesso externo no FB 2.1 com IP Fixo #59796

21/05/2008

0

Olá, estou testando minha aplicação para poder acessar uma base externa através de ip fixo utilizando o FireBird 2.1, porém o desempenho é muito ruim. O que posso fazer para melhorar isso ??

Obrigado.

Thomm

Thomm

Responder

21/05/2008

Builder

Você deve levar em conta algumas questões, por exemplo:

A sua aplicação deverá sempre requerer o mínimo possível de dados do servidor, portando, nada de ´select * from´ ou algo parecido. Retorne sempre o mínimo possível de registros.

A conexão de dados deve estar livre, seja do lado do servidor, seja do lado do cliente, para que se tenha vasão de dados. Se a banda da rede estiver saturada (disputando banda com downloads por exemplo), mesmo que sua aplicação esteja otimizada, seus dados não terão boa transferência porque a rede não comporta tanto tráfego simultâneo e ai vem a lentidão.

Se estiver interligando uma matriz e filial por exemplo, você pode:

1) Solicitar uma linha adsl exclusiva somente para a aplicação;
2) Usar um switch gerenciável ou utilizar um proxy para limitar a velocidade de acesso dos demais usuários, deixando reservada uma banda apenas para o servidor firebird.

Se estiver disponibilidando acesso público a vários usuários, contrate uma linha adsl exclusiva e largura de banda maior para servidor.

Em qualquer das situações acima, as otimizações de consultas são muito importantes, tendo sempre em mente que ninguém vai ficar analisando centenas/milhares de registros, portanto, procure que suas querys retornem no máximo poucas dezenas.

No mais, o tráfego sempre terá dois sentidos e a velocidade final será resultante do desempenho da conexão do servidor e do cliente remoto, valendo-se sempre de quem tem a conexão mais lenta, determina a velocidade percebida pelo usuário.

Responder

Gostei + 0

22/05/2008

Sremulador

amigo, dependendo do porte de sua aplicação esta demora pode variar, então você deve trafegar o menor volume de dados possivel na rede.

Responder

Gostei + 0

12/10/2008

Faustoalves

Olá, estou testando minha aplicação para poder acessar uma base externa através de ip fixo utilizando o FireBird 2.1, porém o desempenho é muito ruim. O que posso fazer para melhorar isso ?? Obrigado.

Dividir sua aplicação em duas, Server e client, e assim utilizar a tecnologia ntie( multicamadas).
Pode fazer isso com o DataSnap que vem com o delphi utilizando o BSS(Borland Socket Server).
Ou utilizar outras suites para este fim, como RO(RemObjects), Asta etc..
Eu utilizo o RO (www.remobjects.com), e tenho aplicações onde o acesso remoto é feito até mesmo com conexão discada e o desempenho é fora de série.
Não descartando, a dica do amigo, sobre melhorar os sqls.
[]´s
Fausto

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar