Acesso lento na abertura do sistema

10/04/2003

0

Estou desenvolvendo um sistema com banco de dados Interbase. Utilizo um componente dbgrid ligado a um dataset de uma query. Na tagela existem 12500 registros. O problema que na abertura da tela de manutencao de dados ao fazer uma insercao, ou pesquisa ou uma alteracao o processo esta muito lento. Preciso fazer um refresh na query com os novos dados e atualizar a dbgrid, para isto estou fechando e abrindo a query. Este e o metodo mais correto ou existe algum outro para que aumente a velocidade.
Vale salientar que o sistema esta rodando em uma rede, mas acredito que nao seja problema, pois tem um outro programa na mesma situacao e esta rodando mais rapidamente.


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

10/04/2003

Biscalquini

Meu amigo,
Esta lentidão pode estar ocorrendo por vários motivos:
- Se vc está usando o BDE para acessar o banco migre para dbexpress;
- Dependendo da memória do computador e de como vc está manipulando os dados, a query ficará lenta mesmo, pois os registros ficam em memória, e se uma linha ocupar 1 Kb, 12500 linhas ocuparão 12500 Kb de sua memória, ou seja, 12,5 MB, o que é bastante....
- Se possível não utilize o dbgrid para exibir os dados, pois isso fará com que vc carrege muitos registros, tente ´forçar´ o usuário a filtrar os dados o máximo possível
- Observe se no componente que vc está usando está com qts registros em cache? coloque no máximo 10, mas sem o uso do grid
- use insert ao invés de Append;

Espero que isso o ajude, se precisar entre em contato comigo pelo ICQ


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar