Acrescentar ou eliminar uma coluna no DBGrid

01/10/2004

0

Olá...

Mais uma vez aqui estou pedindo auxilio... gostaria de saber a linha de comando que devo usar p/ acrescentar ou eliminar uma coluna no dbgrid, já que a mesma é ligada diretamente a um campo de uma determinada tabela. Estou usando AdoQry p/ conexão com a tabela.

Tentei usar da seguinte forma:

dbGrid.Columns.FieldName(´teste´)

Obrigada...



[b:c35f924358]Título do tópico editado: ´Linha de comando...[/b:c35f924358]
dbluka,
Descreva resumidamente sua dúvida no título do tópico. Por favor, leia as [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] do fórum.
Sandra/Moderação


Dbluka

Dbluka

Responder

Posts

01/10/2004

Thomaz_prg

Bom, como a dbgrid vai buscar do dataset, e como você está usando ADOquery, você pode inserir ou excluir campos da ADOQuery que serão excluídos da DBGRID.

Tipo
´select codigo, nome, endereco, telefone from cliente´

Para excluir o campo codigo
´select nome, endereco, relefone from cliente´

Bom, se você quiser, tenho algo, que faz mais ou menos isto que você quer. Ele pega todos os campos de uma determinada tabela, e, coloca em um checklistbox. E ao clicar em criar ele cria os campos marcados no CheckListBox. Está bem simples, mas acho que para ter uma idéia já serviria.

marcosthomazs@hotmail.com


Responder

01/10/2004

Rafs

Outra forma sería adicionar colunas diretamente no DBGrid (pelo ColumsEditor ou via código em Run-Time) e atribuir os DataFields a estas colunas.
Isto lhe daría possibilidade de criar quantas colunas quiser sem precisar alterar o ADOQuery.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar