Adicionar header e footer iguais em todas as páginas

20/07/2019

0

Olá pessoal!
Estou desenvolvendo um site em um formato de blog. O website terá várias páginas, em função da quantidade de posts publidados.
O cabeçalho (header) e o rodapé (footer) será o mesmo em todas as páginas. O grande problema é se surgir a necessidade de realizar uma alteração em algum desses elementos. Nesse caso, eu teria que fazer a alteração em todas as páginas publicadas. Quase inviável!

Tem alguma forma de criar um arquivo único e incluí-lo em todas as páginas? Eu sei que com o php eu posso fazer isso através do include_once, mas parece que só se o arquivo for php (nomeArquivo.php). Teria como fazer isso em um arquivo html? Ou alguém sugere alguma outra forma?
João Nascimento

João Nascimento

Responder

Post mais votado

23/07/2019

Olá, João.

Eu particularmente não vejo outra forma a não ser você, como citou, usar arquivos php. Um header.php e footer.php para armazenar seu cabeçalho e rodapé respectivamente. É claro que lá dentro, os conteúdos em html serão estáticos, e aí, se você precisar alterar, terá de alterar apenas estes arquivos em php. Por tabela todo os lugares que os utilizam também sofrerão esta alteração. Se surgir uma exceção em uma página específica, você cria um "footerDaPaginaEspecifica.php" por exemplo e chama ele lá, ao invés do normal. Menos linhas de código e manutenção mais fácil.

Espero ter ajudado!

Hiury Bressanelle

Hiury Bressanelle
Responder

Mais Posts

23/07/2019

João Nascimento

Olá, João.

Eu particularmente não vejo outra forma a não ser você, como citou, usar arquivos php. Um header.php e footer.php para armazenar seu cabeçalho e rodapé respectivamente. É claro que lá dentro, os conteúdos em html serão estáticos, e aí, se você precisar alterar, terá de alterar apenas estes arquivos em php. Por tabela todo os lugares que os utilizam também sofrerão esta alteração. Se surgir uma exceção em uma página específica, você cria um "footerDaPaginaEspecifica.php" por exemplo e chama ele lá, ao invés do normal. Menos linhas de código e manutenção mais fácil.

Espero ter ajudado!


Entendi! Agora é o seguinte... será que o fato do arquivo ser PHP atrapalharia a responsividade do site? Eu poderia até criar as páginas do site em php, porém fico com receio que o site perca em desempenho e implementação de outras tecnologias como CSS e Javascript? Posso até estar falando bobagem pois sou iniciante em PHP!

Obrigado.
Responder

23/07/2019

Hiury Bressanelle

Olá, João.

Eu particularmente não vejo outra forma a não ser você, como citou, usar arquivos php. Um header.php e footer.php para armazenar seu cabeçalho e rodapé respectivamente. É claro que lá dentro, os conteúdos em html serão estáticos, e aí, se você precisar alterar, terá de alterar apenas estes arquivos em php. Por tabela todo os lugares que os utilizam também sofrerão esta alteração. Se surgir uma exceção em uma página específica, você cria um "footerDaPaginaEspecifica.php" por exemplo e chama ele lá, ao invés do normal. Menos linhas de código e manutenção mais fácil.

Espero ter ajudado!


Entendi! Agora é o seguinte... será que o fato do arquivo ser PHP atrapalharia a responsividade do site? Eu poderia até criar as páginas do site em php, porém fico com receio que o site perca em desempenho e implementação de outras tecnologias como CSS e Javascript? Posso até estar falando bobagem pois sou iniciante em PHP!

Obrigado.


Responsividade é a adaptação dele a diferentes tipos de tela. Não há problema nenhum em usar PHP. Ele é uma linguagem backend que tem o poder de auxiliar na construção de sites na parte do front-end também. Eu mesmo uso ele com css, jquery e bootstrap. Aliás, este último, recomendo que você também passe o olho, é uma mão na roda. Abraços. Precisando estamos aí.

Pense no php como um ajudante, ele não vai te atrapalhar em nada na montagem do seu projeto!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar