Fórum Adicionar pagecontrol num form herdado sem encobrir controle #373964

22/08/2009

0

Olá a todos.
Tenho um formulário padrão para cadastros, neste tenho diversos botões já programados para cada função que um cadastro basico necessita.
Meu problema é num formulario herdado deste formulario padrão preciso adicionar um pagecontrol, mas quando adiciono neste formulario qué é herdado todos os controles ficam escondidos atrás do pagecontrol.
Como fazer para que neste formulario eu consiga colocar o pagecontrol sem encobrir os controles existentes no formulario.
Abraço
Neto

Acneto

Acneto

Responder

24/08/2009

Osocram

Uma maneira é agrupar esses seus botões em um panel e adicionar setar a prop Align alRight por exemplo
e no PageControl vc colocar o align AlClient

Responder

Gostei + 0

24/08/2009

Osocram

esqueci de mencionar...
Outra maneira seria usando Anchors.

Responder

Gostei + 0

26/08/2009

Acneto

Olá Osocram, obrigado pela ajuda, mas não sei como usar Anchors.
Tive uma ajuda de um amigo mas ele me sugeriu usar parent, que também não sei bem como usar.
Voce poderia me dar um exemplo usando Anchors.
Abraços
Neto

Responder

Gostei + 0

26/08/2009

Osocram

vou te explicar usando o align acho q é mais simples e deve resolver seu problema.

Crie uma aplicação nova
---- crie um panel no seu form
object Panel1: TPanel
Align = alRight
Caption = ´Panel1´
end
---- crie outro panel
object Panel2: TPanel
Align = alClient
Caption = ´Panel2´
end

Veja que o align vai dizer que o panel1 deve sempre ficar a direita e o Panel2 cobrir o que sobrar. Vc pode Maximizar o form e vera que o Panel1 continua do mesmo tamanho... e o Panel2 aumentou para cobrir o espaço a mais

Então eu sugiro que vc coloque os botões no panel1 e o pageContrl no panel2

Ou pode colocar o PageControl direto no form e setar
Align = alClient

Veja se entendeu e se isso resolve seu problema.

------------------
Outra duvida vc esta adicionando isso em tempo de execução?
Se for posta o codigo aqui p agente poder te ajudar melhor.

Olá Osocram, obrigado pela ajuda, mas não sei como usar Anchors. Tive uma ajuda de um amigo mas ele me sugeriu usar parent, que também não sei bem como usar. Voce poderia me dar um exemplo usando Anchors. Abraços Neto

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar