Fórum ADO ou DBExpress? #421546

14/08/2012

0

Olá, galera... olha eu aqui de novo com essas dúvidas de iniciante na linguagem.

Dessa vez a questão é a seguinte: qual engine de conexão usar? ADO ou DBExpress?

Eu confesso que achei o ADO bem mais prático, pois o DBExpress requer vários componentes ligados uns aos outros, enquanto o ADO requisita menos controles.

Aí veio a dúvida: se ele é mais ´´complexo´´ de aprender e usar, deve ter algum diferencial positivo? Tem mesmo? Qual?

Obrigada desde já.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

14/08/2012

Deivison Melo

Qual o banco de dados que você vai utilizar, se for o MS SQL Server é melhor utilizar o ADO, pois é uma paleta desenhada especificamente para esse banco de dados e com isso você terá uma maior escalabilidade em suas aplicações.
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Rachel Andrade

Oi, Deivison.

Como eu conheço melhor o Microsoft SQL Server, devo utilizá-lo em minhas aplicações (pois agora estou mesmo é estudando o Delphi). Então ADO é somente para SQL Server?

Mas e se eu optar por usar outro banco, como o MySQL, por exemplo. Devo usar DBExpress?

Grata.
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

William

Rachel a engine ADO trabalha muito bem com o PostreSQL também, mas se for usar MySQL aconselho DBExpress ou até ZeosLib.
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Deivison Melo

O ADO apesar de trabalhar com o Postegres e outras base de dados, não foi desenhado para esses bancos e sim para o SQL Server (ou até mesmo o Access (não utilizar o MS Access)). Caso for utilizar o MySQL ou recomendado é o DBexpress ou até mesmo o ZeosLib (mais utilizado que o primeiro quando trabalhamos com MySQL), referente ao firebird, se for utilizar em client-server utilizar o IBX (pela sua praticidade) ou até mesmo o dbexpress (usado também com multi-camadas).

Qualquer dúvida por favor postar aqui!!
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Rachel Andrade

Bem, acho que deu pra entender. Como estou utilizando SQL Server, vou seguir estudando ADO. Depois partirei pro Zeos, com MySQL.

Muito obrigada a todos.
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Deivison Melo

Ok, qualquer dúvida postar, estamos à disposição!

Forte abraço e bons códigos!!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar