Fórum Adoconection #237959

16/06/2004

0

Amigos,

tenho uma conexão ADO com meu bano de dados Access , no meu adoconnection , na opção connectionstring coloquei para fazer a conexão por um arquivo udl . esta tudo funcionando perfeitamente , mais eu queria tornar dinamico essa minha conexão , por que no adoconnection não me lembro agora qual campo, mostra o caminho deste arquivo udl , pra não dar erro em nehuma máquina eu coloquei no c:\arquivo.udl mais eu gostaria de colocar na mesma pasta do executavel , porém a pasta varia de micro pra micro . Como fazer para colocar o caminho deste arquivo udl comum para todos os micros??

espero que tenham entendido minha dúvida.

Framosip

Framosip

Responder

17/06/2004

Manjuneiro

pathSistema:= ExtractFileDir(Application.ExeName) + ´\´;

pathSistema é uma variável do tipo string;

Esta linha pega o caminho do diretório onde está o executável.

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Cyber

Seria isso?

Source=´+AppDir+´\arquivo.udl;´

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Leonardoffsilva

Costumo usar a seguinte expressão :

ADOConnection1.ConnectionString := ´FILE NAME=´ +AppDir+´\arquivo.udl´;

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Framos

o que seria o FILE NAME ?? isso serve pra caso eu quizesse colocar para mostrar fotos que estão cadastrados apenas o caminho no banco de dados ??

por que eu tenho uma pasta fotos , e no meu banco de dados ta o caminhi assim : ´\fotos\foto.jpg´ eu precisaria pegar o caminho antes da pasta fotos!! serve pra isso tb??

Responder

Gostei + 0

18/06/2004

Leonardoffsilva

FILE NAME deve ser seguida do path completo do arquivo UDL para acesso ao banco de dados via ADO. Perceba que estou utilizando a propriedade [b:f382c80277]ConnectionString[/b:f382c80277] do Objeto [b:f382c80277]ADOConnection1[/b:f382c80277]. Isso permite que se expecifique o local que você deseja colocar o arquivo udl que define as características de acesso a sua base de dados.

Outra coisa seria definir parâmetros para seu aplicativo. Por exemplo: você deseja definir um diretório para armazenar suas fotos, e assim você só precisaria armazenar o local das subpastas. Nesse caso seria mais eficiente trabalha com os registros do Windows. O Delphi manipula muito bem esses registros. Armazenando em forma de registros, fica fácil mudar esse parâmetro, se por exemplo você precisar acessar as fotos de um CD, você só muda o conteudo do registro.

Abraços!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar