GARANTIR DESCONTO

Fórum Agrupar, contar e somar #271579

09/03/2005

0

Embora existam no Fórum diversas msgs relacionadas ao agrupamento através do QR, não encontrei ainda uma que mostre passo a passo como se faz isso. As dicas são dadas como se todos já entendessem completamente o assunto.
Não tenho prática com o QR, por isso quero muito saber passo a passo se possível, como fazer para agrupar uma série de registros por CIDADE, contar no QR quantos registros foram listados ´em cada cidade´ e somar os valores de cada grupo.

Tive várias indicações positivas desse fórum e sendo assim sei que com a ajuda de todos conseguirei resolver o meu problema.

Agradeço a atenção e a ajuda de todos.
Bjs...

Anjinho Loiro

Anjinho Loiro

Responder

10/03/2005

Anjinho Loiro

SOBE

Responder

Gostei + 0

10/03/2005

Emerson Nascimento

não é uma tarefa complicada.
1- insira uma QRGroup e chame de cabCidade
2- insira uma QRBand, altere sua propriedade BandType para rbDetail e chame-a detCidade.
3- insira mais uma QRBand, altere sua propriedade BandType para rbGroupFooter e chame a de rodCidade.

agora basta fazer as ligações:
- no cabCidade, aponte a propriedade FooterBand para rodCidade
- informe, na propriedade Expression, o campo que será utilizado como agrupamento. para isso clique nas reticências ´...´ e depois clique no botão ´Database Field´. escolha o dataset e o campo desejado.

assim o agrupamento já funcionará. não esqueça de apontar a propriedade dataset do relatório para o dataset correto.

acho que assim já dá pra você começar...

Responder

Gostei + 0

10/03/2005

Anjinho Loiro

não é uma tarefa complicada. 1- insira uma QRGroup e chame de cabCidade 2- insira uma QRBand, altere sua propriedade BandType para rbDetail e chame-a detCidade. 3- insira mais uma QRBand, altere sua propriedade BandType para rbGroupFooter e chame a de rodCidade. agora basta fazer as ligações: - no cabCidade, aponte a propriedade FooterBand para rodCidade - informe, na propriedade Expression, o campo que será utilizado como agrupamento. para isso clique nas reticências ´...´ e depois clique no botão ´Database Field´. escolha o dataset e o campo desejado. assim o agrupamento já funcionará. não esqueça de apontar a propriedade dataset do relatório para o dataset correto. acho que assim já dá pra você começar...

Sem querer ser chata, vc poderia complementar sua dica, explicando-me como fazer para contar a quantidade de registros de cada agrupamento e a soma parcial...

Certo de sua atenção e ajuda, agradeço.
Bjs.

Responder

Gostei + 0

10/03/2005

Emerson Nascimento

1- eu crio uma variável private que será o contador.
NumRegGrupoCidade: integer;

2- no OnCreate do form do relatório, eu a inicializo com 0
NumRegGrupoCidade := 0;

3- no AfterPrint da banda detalhe eu incremento a variável:
Inc(NumRegGrupoCidade);

4- No OnBeforePrint do rodapé, eu imprimo o valor e inicializo novamente a variável para a contagem do novo grupo:
Label1.Caption := IntToStr(NumRegGrupoCidade);
NumRegGrupoCidade := 0;

caso queira a quantidade total dos registros:
insira uma banda do tipo rbSummary e dentro dela coloque um componente QRExpr com COUNT na propriedade Expression

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar