Fórum Agrupar Tabela View #454512

08/09/2013

0

Boa Tarde a Todos!

Estou com um problema e estou precisando muito da ajuda de vocês.

Fiz o curso do Rodrigo Mourao sistema de vendas delphi 2007 dbexpress e firebird 2.0. Quando o usuário realiza uma venda por exemplo:

Um Cliente comprou 02 produtos, quando o dado é enviado para o banco é armazenado o nome dele 02 vezes pois ele comprou dois produtos.

Gostaria de saber como fazer para que na hora de consultar no dbgrid apareca o nome do cliente somente uma vez com os produtos que ele comprou.

Sei que é tipo um group by, mas não se se é por causa de uma view que foi criada, eu não estou conseguindo. Gostaria muito dessa ajuda, Obrigado.

Júnior Brito

Júnior Brito

Responder

10/09/2013

Alessandro Yamasaki

Teoricamente, vc precisa passar mais detalhes para podermos entender o cenario.

Ou agrupar na view ou no select q traz a view

Exemplo

SELECT VIEW.NOME, SUM(VALOR_QUALQUER)
FROM VIEW
GROUP BY VIEW.NOME

[]'s
Responder

Gostei + 0

10/09/2013

Júnior Brito

É o seguinte: Tenho um PDV, onde tenho o cadastro de produtos, categorias, fabricante etc....

Quando vou pra tela de vendas e aperto ENTER ele lista todos os produtos. Clico duas vezes no produto que o cliente vai comprar ele abre um form para eu digitar a quantidade de produtos e o valor do produto. Se eu digitar mais de 1 produto e fazer a venda com mais de um produto na hora que for consultar ele me traz o nome do cliente duas vezes EX:

DATA CLIENTE PRODUTO QUANTIDADE VALOR
09/09/2013 DIEGO EUSTAQUIO NEVES ALICATE 1 20,00
09/09/2013 DIEGO EUSTAQUIO NEVES TORNEIRA 1 10,00

Ou seja foi uma venda com dois produtos.

Gostaria que na hora de consultar la no dbgrid aparecesse assim:

DIEGO EUSTAQUIO NEVES - 01 ALICATE
01 TORNEIRA.

Certo?
Responder

Gostei + 0

11/09/2013

Alessandro Yamasaki

Bom Dia

Pela lista q vc passou, acredito que o SQL abaixo seja a ideia q vc queira

SELECT CLIENTE, SUM(QUANTIDADE) AS QUANTIDADE, SUM(VALOR) AS VALOR, PRODUTO
FROM VIEW
GROUP BY CLIENTE, PRODUTO
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar