Ainda não entendi os pros e contras de ClientDataSet

28/09/2004

0

Ja fiz varias pesquisas, procurando entender um pouco sobre ClientDataSet, DataSetProvider e o DataSet, este ultimo da aba ADO, peguei algumas apostilas, meteriais obre o assunto, mas nada que tivesse bons exemplos..

Alguem poderia me indicar materiais, ou até mesmo me dizer as funcionalidade destes componentes em alguns exemplos praticos ????, pois individualmente acho que ja achei material até o suficiente, mas nada com esses exemplos praticos no Delphi 7

Obrigado

8)


Ansix3sparc

Ansix3sparc

Responder

Posts

28/09/2004

Bruno Belchior

o ClientDataSet é bastante útil em ambiente cliente/servidor por exemplo... vc está acessando sua base de dados Firebird através de um SQLDataSet (paleta dbExpress) e então quer conectar a sua pesquisa a uma DBGrid e o que acontece??? não conecta!!! mas porque...? os sistemas de SGDB (do qual a paleta dbExpress trabalha) são em suma maioria unidirecionais (mais o q é isso?), vc não pode retroceder os registros, ou seja vc só pode ir para os registros da frente (isso acontece por que os SGDB como o Firebird não armazenam os seus registros em ordem física como acontece no MS Access mas sim por ordem lógica representados por suas chaves primárias) vc não pode usas o método prior para retroceder no registro então c vc conectar numa DBGrid e tentar voltar o carro de registros ocorreria um erro... para isso existe o ClientDataSet q configurado corretamente armazena a sua pesquisa em um cachê temporário para vc poder percorrê-lo da maneira q quizer e após ter feito suas operações vc decide c quer aplicá-las ou não em seu SQLDataSet...


Responder

29/09/2004

Rogeriomcsa

Bom dia, amigos, existe algo que não gosto no ClientDataset, como ele armazena os dados localmente, o que aconteçe... Se de repente houver uma queda de energia, ou algum problema de conexão os dados que estão no ClientDataset e que não foram aplicados através do ApplyUpdates, serão perdidos. Existe como contornar isso?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar