Fórum Ainda podemos investir no Delphi? #586890
18/10/2017
0
Hemershon Silva
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
18/10/2017
Eu fiz colégio técnico de 1994 à 1997 e quando entrei na primeira empresa utilizavam Delphi. De lá para cá já se vão mais de 20 anos, e na maioria dos meus empregos sempre trabalhei com Delphi. Atualmente estou me atualizando em Java, Asp.net, etc...
O que vejo no mercado de trabalho é o seguinte: somente as empresas que já trabalham com Delphi e possuem sistemas estáveis continuam trabalhando com essa linguagem de programação, pois não vale a pena recomeçar do zero. É uma ótima ferramenta para se trabalhar, inclusive possui desenvolvimento para dispositivos móveis. Mesmo assim, vejo que todos esses recursos atualizados são para trazer os sistemas legados em Delphi, das empresas que os possuem, para a Web e para dispositivos móveis. Não tenho visto começarem novos projetos em Delphi.
Ou seja: vale a pena para quem já conhece a ferramenta se atualizar no que tem de novo, pois existe um pequeno mercado que paga relativamente bem para esse tipo de desenvolvimento. Já os clientes de sistemas menores e estáveis, sem grandes alterações, que estão em Delphi, não remuneram muito bem.
Acredito que vale mais a pena você investir em conhecimento de outras ferramentas, caso esteja voltado para o mercado de trabalho no geral. Porém, se essa é uma grande empresa, com um sistema robusto e que necessita de um bom conhecedor da ferramenta e remunera bem, e você trabalha nela, então faz sentido você se especializar, pois apesar de não ser "a bola da vez", essa linguagem ainda é usada.
Adriana Carvalho
Gostei + 3
Mais Posts
18/10/2017
Luiz Santos
Depende.
Nesses casos, eu sempre recomendo uma pesquisada na APINFO ou aqui no JOBs da DEVMEDIA.
Uma coisa que é fato,e que você tem que ter em mente, é que a demanda de Delphi é BEM MENOR que a de outras linguagens, como C# e Java, que são as "concorrentes diretas" do DELPHI.
Aqui no site da TIOBE também tem um ranking das linguagens mais utilizadas.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Gostei + 2
18/10/2017
Hemershon Silva
Gostei + 0
19/10/2017
Wesley Yamazack
Eu programo em Delphi até hoje. Obviamente tem mercado para tudo, não é verdade? Acho que depende muito do que você está buscando e com o que você está querendo trabalhar.. sistemas web, aplicativos, sistemas desktop (frente de loja, integração, etc).
Trabalhei durante muitos anos fazendo sistema de integração, ou seja, criava um produto que levava os dados de um formato para outro e com isso 2 sistemas distintos se comunicavam. Fazer isso com Delphi, não tinha ferramenta melhor!
Ainda acho q temos mt mercado para Delphi sim, aki no rj as vagas estão muito poucas, mas eu investiria... claro, não dá apenas para vc saber somente Delphi, é importante vc dominar outras tecnologias, principalmente WEB, ne vrdd?
Espero te ajudado tbm :)
grande abraço
Gostei + 1
25/10/2017
Hemershon Silva
Gostei + 0
25/10/2017
Hemershon Silva
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)