Ajuda - Abrir base de dados do tipo interbase, com o IBExpert

16/01/2015

0

SQL

Bom dia pessoal,

Já pesquisei e não encontrei a resposta para o meu problema... coisas semelhantes, mas não o mesmo concretamente.
Então cá vai a minha dúvida:

Estou a fazer um trabalho de estágio e preciso de abrir uma base de dados, que já existe (segundo consegui ver, é do tipo interbase).
Saquei os ficheiros dessa base de dados, e tenho de aceder a esta.

Estou a usar o Win7 de 64bit.
Quem me está a ajudar, aconselhou-me usar o IBExpert para abrir esta.
Já estou há alguns dias a tentar aceder e não consigo abrir a base de dados...

Quando tento resgistar a base de dados, no servidor escolho 'local' (pois esta está no meu pc).
Esta base de dados é de 2001, portanto deve usar a versão do servidor interbase 2 ou 3, no IBExpert o mais antigo que posso escolher é a versão 5.x... não sei se isto trará problema ou não...
onde tem Database File, esto ua escolher um ficheiro que tenho com o nome ISC4.gdb... será este certo?

Depois quando tento registar a base de dados, dá-me o erro que não encontra o ficheiro gds32.dll, e um aviso a dizer que o IBE pode ser de 32bits e se usar o ficheiro de 64, este não funciona.. não percei bem esta parte, pois já fiz como encontrei no google (já estou farto de pesquisar sobre isto) que é fazer o download desse ficheiro e colocá-lo na pasta c:\windows\system32 ou então na pasta onde está a base de dados.. e nada.. continuo sem conseguir nada..

Depois de fazer isso, dá-me o erro do ficheiro interbase.msg, diz que não foi encontrado e que base de dados nao é suportada...

Para aceder à base de dados, tenho de instalar mais alguma coisa? Tenho de a criar primeiro no IBExpert? basta registar? o que me está a faltar?

A minha área não é esta, tenho conhecimentos muito leves ao nivel de base de dados, e nunca trabalhei com esta de interbase ou com o IBExpert... só mySQL...

Se alguem me puder ajudar.. agradecia...

Fico a aguardar por uma mãozinha.. já não sei mais que hei-de fazer... O.o[/b]

P.S. - Se o local para esta dúvida não for este, peço que o movam para onde devia ser, por favor
Renato Rocha

Renato Rocha

Responder

Posts

16/01/2015

Alex Lekao

Nao entendi muito bem.

Mas vamos la.

Vc ja fez o Download da GDS32.dll para a pasta system32 e para a pasta onde esta o banco e mesmo assim nao esta conseguindo abri-lo, certo?

Se nao estou enganado o interbase foi ate a 6 e depois passou a ser Firebird, talvez se pesquisar por alguma coisa sobre firebird tenha mais sucesso.

Tente ir postando imagens do que vc ja fez, as telas do que vc esta fazendo, talvez consiga de ajudar melhor.

Acredito que brevemente apareca alguem que tenha mais esperiencia com interbase/ firebird e conseguira ajudar melhor.

Abraco.
Responder

19/01/2015

Renato Rocha

Muito bom dia,

ora muito bem, o que eu fiz foi, utilizar o IBExpert para tentar abrir a base de dados que tenho.
Esta base de dados, é de um programa que data de 2001. A base de dados é do tipo interbase.
No IBExpert, o ficheiro de base de dados que escolhi para abrir, é um que tenho com o nome isc4.gdb. julgo ser o correto para abrir a base de dados...
Quando tento abrir esta, dá-me o seguinte erro:

[img:descricao=Erro gds32.dll]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/406592-20150119-131649.png[/img]

Isto tudo sem o ficheiro gds32.dll e sem qualquer programa Firebird nem Interbase instalado.

Depois, fiz o download do gds32.dll e coloquei-o na pasta C:\windows\system32\, assim como tambem o coloquei dentro da pasta onde tenho a base de dados, na raiz desta.

Continua-me a dar o mesmo erro.
Fazendo o teste a ligaçao, dá-me a seguinte mensagem:

[img:descricao=Teste da ligação - ficheiro nao encontrado]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/406592-20150119-131739.png[/img]

Depois disto tenho outra questao:

É necessário ter algum server do tipo interbase ou firebird instalado, para abrir a base de dados com o IBExpert?

Obrigado desde já.
Responder

19/01/2015

Alex Lekao

Ola boa tarde!!!

Onde tem a mensagem de que a conexao falhou.

Na mensagem esta indicando que foi escolhido uma Library gds32.gdb, teria que ser gds32.dll, no campo onde teria que informar a biblioteca, DLL, esta sendo informada C:\windows\system32\gds32.gdb, altere para dll e nos informe o erro.

Seria interessante tambem a tela de configuracao, antes do teste de conexao que apresenta o erro.

Espero ter ajudado.

Abraco.
Responder

19/01/2015

Renato Rocha

Boa noite,

è verdade, estava o ficheiro .gdb. Já alterei para .dll.
Continua a dar o mesmo erro.

O erro é igual ao que está acima.
A tela da configuração é a seguinte:

[img:descricao=Configuração da bd]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/406592-20150119-183231.png[/img]

Obrigado.
Responder

19/01/2015

Renato Rocha

Coloquei agora o tal ficheiro tambem na pasta SYSWOW64.

Já não dá o erro que dava. Agora dá outro:

[img:descricao=Cant format...]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/406592-20150119-183907.png[/img]

:/

É estranho dar este erro, porque neste caminho, eu nem sequer tenho nada.. nao tenho nenhuma pasta nos Program Files, com o nome Borland...

Este ficheiro, eu tenho na pasta onde tenho a base de dados...
Responder

20/01/2015

Alex Lekao

Oi Renato,

a mensgem de erro eh exatamente igual a anterior?

essa mensagem que colou agora eh normal em bases do firebird/interbase, pelo menos sempre me deparei com ela e nunca foi nada demais, mas faz muito tempo que nao utilizo.

Ela esta se referindo a ausencia do arquivo de mensagens do interbase, se vc criar um arquivo texto com extencao msg nesta pasta possivelmente nao dara mais o erro.

Esperimente tbm utilizar com endereco TCP/IP, ja fi casos que com local ele nao conecta.

Infelizmente nao sei se conseguirei ajudar muito porque faz muito tempo que nao uso interbase/firebird e nao tenho tanta experiencia com ele assim.
Responder

20/01/2015

Renato Rocha

Bom dia,

è que o problema é nao existir sequer a pasta 'Borland'...

Agora o erro que me dá, depois de tentar com local e com tcp/ip, metendo o 127.0.0.0, é este:

[img:descricao=Erro estrutura]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/406592-20150120-095907.png[/img]

Instalei o Interbase XE7 64 manager e está a correr...

Se eu o desligar, este erro que deu, continua a dar, com a adição de dizer tambem que nao foi possivel ligar, porque o computador de destino recusou activamente a ligação...

Começo a perder a esperança...
Outra coisa:

- é possivel que a base de dados esteja codificada e nao dê para aceder, no meu pc?

Esta base de dados estava num sistema solaris, de 2001. Eu através do Filezilla saquei-a para o meu computador.

O ficheiro isc4.gdb, supostamente, abrindo com o notepad ++, devia dar para ler e ver as tabelas e outras coisas ,correcto?
é que tento editar com o notepad ++ e só vejo é código com muitos 'NULL'... daí eu perguntar se é possivel que esteja codificado e nao dê para abrir...??
Responder

20/01/2015

Alex Lekao

Bom relacao a mensagem, do interbase.msg, nao seria problema, mas vc pode criar a pasta e o arquivo, para ver se nao aparece mais.

Mas essa outra parte que vc esta mencionando, desculpe, mas desconheco.

Normalmente essas bases tem uma senha, se nao me engano era algo como usuario sysdba ou algo assim.

essa parte do notepad ++ desculpe desconheco.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar