Ajuda com a montagem desse BD

22/02/2006

0

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim...

Estou muito confuso quanto a montagem de um BD de um site que pretendo criar, e gostaria de saber se alguém pode me dar uma ajuda. O banco será feito em MySQL e o site em PHP. A idéia é a seguinte:

O site vai ser um grande banco de dados de consulta sobre histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. Então eu imaginei alguns tipos de visualização pros dados, e duas delas vou postar aqui.

A primeira é assim, na tela terá 4 divisões. Logo de entrada, vai listar todas [b:1a26f2a97b]editoras originais[/b:1a26f2a97b]. Quando uma for selecionada, vai listar todos [b:1a26f2a97b]títulos[/b:1a26f2a97b] daquela editora. Quando o título for selecionado, vai listar todas [b:1a26f2a97b]edições[/b:1a26f2a97b] daquele título e quando a edição for clicada, vai listar todas [b:1a26f2a97b]informações básicas[/b:1a26f2a97b] da edição.

Certo, até aí eu tenho mais ou menos uma base das tabelas que vou usar, que serão tb_editoras, tb_titulos, tb_edicoes.

O problema é em outro tipo de visualização, mas como as tabelas serão as mesmas, e as informações idem, fiquei meio confuso.

O outro tipo são 5 divisões na tela. Lista [b:1a26f2a97b]Editoras[/b:1a26f2a97b], depois lista [b:1a26f2a97b]Personagens[/b:1a26f2a97b], depois [b:1a26f2a97b]Títulos que os Personagens participam[/b:1a26f2a97b], e depois edições e informações.

A dúvida então é a seguinte. Um personagem pode aparecer em várias edições e vários personagens podem aparecer em uma edição. Então eu teria que ter um campo no tb_titulos pra colocar todos personagens que aparecem nela (assim como nas edições). Mas o que vale mais a pena, ter um campo, tipo TEXT (exemplo), e listar os nomes dos personagens ou ter uma tabela nova, ligada aos títulos que vai me listar o código do título e o código do personagem q participa dele?

Faço essa pergunta pq talvez uma tabela seja grande demais (nao em tamanho, mas em número de registros) fazendo isso. Mas isso facilitaria já que terei uma tabela somente de personagens. E também, os nomes dos personagens que compõe o mix da revista, mas em outra tabela, a de histórias.

Vou fazer um esqueminha abaixo pra facilitar o entendimento de como pretendo fazer o site.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Editoras[/b:1a26f2a97b] - lista todas editoras na abertura da tela.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Personagens[/b:1a26f2a97b] - lista todos personagens da editora selecionada.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Títulos[/b:1a26f2a97b] - lista todos títulos que o personagem selecionado participa.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Edições[/b:1a26f2a97b] - lista todas edições do títulos selecionado em que o personagem participou, assim como suas informações.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Histórias[/b:1a26f2a97b] - quando é listado o título, ele pega em outra tabela todas histórias daquele título.

Aí quando me mostra as informações da história, vai aparecer listado o nome dos personagens que participam da história, dividido em 3 categorias. Heróis, Vilões e Demais Personagens. E esses dados, serão pegos da tabela de personagens.

E o index principal do site é assim:

[b:1a26f2a97b]Tabela de Editoras[/b:1a26f2a97b] - lista todas editoras na abertura da tela.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Títulos[/b:1a26f2a97b] - lista todos títulos lançados pela editora.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Edições[/b:1a26f2a97b] - lista todas edições do títulos selecionado e suas informações.

[b:1a26f2a97b]Tabela de Histórias[/b:1a26f2a97b] - quando é listado o título, ele pega em outra tabela todas histórias daquele título.

Sei que é meio confuso isso, e se alguém nao entendou alguma coisa eu explico novamente, é que essa montagem da tabela com personagens ta me zoando a cabeça. hehehe..

Grato pela ajuda, abraços..



Allan Elias Ramos


Aersoftware

Aersoftware

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar