Ajuda com Diagrama Entidade Relacionamento

04/02/2015

0

Pessoal, bom dia! Estou com problema da faculdade e se alguém poder me ajudar, ficarei muito grato. Preciso desenvolver um DER com as cardinalidades para o seguinte caso:

ANALISE ESTRUTURADA!
Uma empresa de transportes, cujo serviço, é transportar mercadorias no país, pretende automatizar a sua área de gestão de veículos. O diretor da empresa descreve o sistema da forma que se segue.

Sempre que se compra um veículo registra-se no sistema (as suas características são dadas ao sistema pelo departamento de compras). O veículo só entra em serviço quando chega uma notificação de seguro da companhia seguradora. Esta notificação contém o número de apólice, tipo de seguro com sua descrição, a identificação da seguradora (código, nome, endereço e telefone), e ainda os dados referentes ao veículo. Toda esta informação deve ser inserida no sistema.

Para fazer os trajetos, a empresa tem um conjunto de condutores que podem conduzir qualquer veículo da empresa. Os dados dos condutores são(nome, endereço e telefone) estão guardados num depósito compartilhado com o departamento de pessoal.

Sempre que um cliente pede um serviço, preenche uma notificação de serviço onde indica os seus dados pessoais e o trajeto que deseja (origem e destino). Mais tarde, o sistema deverá ser capaz de distribuir os serviços pelos condutores e veículos.
...
Sempre que um condutor termina uma entrega, faz uma notificação de fim de serviço e informa se ocorreu algum acidente. Em caso de acidente, o condutor faz uma descrição do ocorrido.

Só depois do regresso do condutor e caso não haja acidente é que o veículo fica disponível para outro serviço.

Para um melhor atendimento ao cliente, sempre que não se pode realizar um serviço, por falta de veículo ou por falta de condutor, coloca-se o pedido em lista de espera. Logo que seja possível dar a resposta a este serviço, envia-se um aviso ao cliente.

No final do ano, o sistema deve emitir um resumo dos acidentes por veículo onde, para além dos dados do veículo e do seguro, deve constar cada um dos trajetos feitos pelo veículo com o respectivo condutor e os acidentes registrados nesse trajeto.

O TRABALHO CONSISTE EM ELABORAR A DOCUMENTAÇÃO(DER, DICIONARIO DE DADOS E DIAGRAMAS DE CASO DE USO) PARA ESPECIFICAR A SOLUÇÃO. CASO ACHE NECESSÁRIO, PODE GERAR TAMBÉM OUTRAS DOCUMENTAÇÕES QUE AJUDE NA ESPECIFICAÇÃO PARA ATENDER AOS REQUISITOS DESCRITOS NO TESTO.
Cesar Santos

Cesar Santos

Responder

Post mais votado

04/02/2015

Entendi! Vou analisar aqui. Vc chegou a fazer o diagrama de Entidade Relacionamento (DER)??

Cesar Santos

Cesar Santos
Responder

Mais Posts

04/02/2015

Pedro Amaral

Bom vamos lá, atores: cliente, condutor,funcionario cadastra o veiculo no sistema) ,funcionario do departamento pessoal. O documento não deixa claro se o departamento pessoal tambem é o que cadastra o veiculo.

Funcionario que cadastra veiculo esta ligado ao caso de uso 1 cadastrar veiculo.

Funcionario que cadastra veiculo esta ligado ao caso de uso 2 veiculo entrar em serviço, e o caso de uso 2 veiculo entrar em serviço faz um extend com o caso de uso 3 verificar notificação do veiculo.

Funcionario do departamento pessoal esta ligado ao caso de uso 4 cadastra os condutores.

Condutor esta ligado ao caso de uso 5 notificação do termino da viagem.

Funcionario que cadastra veiculos esta ligado ao caso de uso 6 libera veiculo, o caso de uso 6 libera veiculo faz um include com o caso de uso 7 verificar se não ocorreu o acidente.

Funcionario que cadastra veiculo esta ligado ao caso de uso 8 emitir o resumo dos acidentes.

Funcionaro que cadastra o veiculo esta ligado ao caso de uso 9 distribuir os serviços pelos condutores e veículos.

Cliente esta ligado ao caso de uso 10 preencher notificação de serviço.

Funcionario que cadastra veiculo esta ligado ao caso de uso 11 verificar disponibilidade do veiculo.

Funcionario do departamento pessoal esta ligado ao caso de uso 12 verificar disponibilidade do condutor.

Faz-se includes dos casos de uso 11 e 12 com o caso de uso 13 realizar serviço.

Faz-se includes dos casos de uso 11 e 12 com o caso de uso 14 não realizar serviço.

O caso de uso 14 não realizar serviço está ligado ao caso de uso 15 colocar pedido em lista de espera.

O caso de uso 15 colocar pedido em lista de espera esta ligado ao caso de uso 16 avisar cliente.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom dá um olhada ai e vé se fico parecido com o teu, acho que devo ter errado uma ou outra coisa. Você pode colocar no lugar do dois funcionarios que eu coloquei o ator sistema também. Lembrando que está é o diagrama de caso de uso.
Responder

04/02/2015

Marilia Silva

Vou acompanhar este post, estudei modelagem mas não chega ao nivel desse trabalho, complexo.
Responder

04/02/2015

Pedro Amaral

Então nas descrição do exercicio vc colocou que pode gerar uma documentação extra para ajudar. Eu colocaria um cadastro de cliente unico, na descrição indica que o cliente toda vez que deseja ser transportado ele tem que preencher seus dados e colocar o destino. Seria melhor o funcionario cadastrar o cliente que assim facilitaria a construção do diagrama ER. Com isso haveria uma tabela cliente que está ligada a uma tabela serviço_cliente, na tabela serviço cliente haveria id do serviço(chave primaria), origem, destino, id_Cliente(chave estrangeira).
Responder

04/02/2015

Cesar Santos

[img:descricao=Print do meu DER]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/409710-20150204-162146.jpg[/img]

Pessoal, segue o print do DER que eu fiz. Mas não sei se está correto. Gostaria da opinião de quem experiência com esse assunto.
Responder

04/02/2015

Marilia Silva

Está bom Cezar, fazia modelagens bem mais simples, com no maximo 5 entidades. parabens.
Responder

04/02/2015

Marilia Silva

Está bom Cezar, fazia modelagens bem mais simples, com no maximo 5 entidades. parabens.
Responder

04/02/2015

Pedro Amaral

O que é o atributo_2 na entidade serviço?
A cardinalidade em relação a serviço e lista de espera está trocada.
Responder

04/02/2015

Pedro Amaral

O que é o atributo_2 na entidade serviço?
A cardinalidade em relação a serviço e lista de espera está trocada.
Responder

04/02/2015

Pedro Amaral

opa alias o certo seria um serviço pode estar 0 ou 1 vez na lista de espera. E a lista de espera deve estar 1 vez apenas no serviço.

So pra saber o campo acidente é boolean né?
Responder

04/02/2015

Cesar Santos

Já corrigi a cardinalidade... O correto seria. Serviço pode estar 0 ou 1 lista de espera. E a lista de espera pode ter 1 ou N serviços.

Acidente poderá ser:
booleano - Se verdadeiro, preencherá o atributo descrição.
ou Char (1) - S ou N. Se S, preencherá o atributo descrição;
Responder

04/02/2015

Cesar Santos

* Lista de espera pode ter 0 ou N serviços. = lista vazia.
Responder

04/02/2015

Pedro Amaral

E esse atributo_2 o que é ?
Responder

30/11/2018

Dennis

Entendi! Vou analisar aqui. Vc chegou a fazer o diagrama de Entidade Relacionamento (DER)??


Boa tarde desculpe se estou postando no local errado mais poderia me ajudar?

Diagrama de Entidade Relacionamento (DER)

Ola pessoal bom dia, me encontro com dificuldade em fazer um diagrama, para
fins didáticos facultativos alguém poderia me ajudar o caso e o seguinte.
Um diagrama de restaurante onde tem funcionários e tals, fiz o mer e não consigo
realizar o feito do DER, ficaria grato com ajuda, se for preciso anexo a modelagem do mer.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar