Fórum Ajuda com migração para SQL SERVER x DELPHI (dbExpress) #571044
16/11/2016
0
Trabalho com o Delphi utilizando o banco de dados Firebird há mais ou menos uns 10 anos, desda versão 1.5 até a atual 2.1 (não chegamos a migrar para a versão 2.5 e 3.0).
Estou buscando uma melhora de desempenho em minhas aplicações e com estas necessidades estamos estudando para utilizar o Microsoft SQL Server.
Estou querendo migrar para o banco de dados SQL SERVER EXPRESS 2014 x Delphi (Embarcadero RAD Studio XE3 Update 2).
A forma de conexão utilizada em nossa aplicação é através de "dbExpress" e pretendemos utilizar esta mesma conexão para não ser necessário reconstruir todo o sistema.
Já tentei utilizar o driver nativo do SQL Server (MSSQL) / (MSSQL9) e não obtive sucesso no dbExpress.
Com conexão ADO funcionou perfeitamente configurando a string de conexão, porem não vamos mudar a forma de conexão.
Gostaria de saber de quem usa esses drivers qual forma escolhida, qual driver utilizado se não encontraram nenhum problema. (exemplo de campos incontatáveis ...integer, double, float, fmtbcdfield, etc...)
Agradeço qualquer comentário que possa me ajudar na pesquisa, até mesmo se tiver um comparativo de performance.
Jonas Ramos
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
18/11/2016
Eu uso o ADO para conectar o banco. Toda vez que tive que o DBExpress deu problemas diversos e como não tinha muito prazo, eu optei pelo ADO.
Como ja utilizo o DBExpress com o TRIO CDS + Provider + SQLQuery + SQLConnection eu simplesmente mudei
CDS + Provider + TAdoquery + AdoConnection.
Tone Costa.
Gostei + 1
Mais Posts
16/11/2016
Raimundo Pereira
Gostei + 0
16/11/2016
Jonas Ramos
Outros SGBD's estão fora do planejamento.
Gostei + 0
18/11/2016
Tone Costa.
Eu uso o ADO para conectar o banco. Toda vez que tive que o DBExpress deu problemas diversos e como não tinha muito prazo, eu optei pelo ADO.
Como ja utilizo o DBExpress com o TRIO CDS + Provider + SQLQuery + SQLConnection eu simplesmente mudei
Gostei + 1
18/11/2016
Rodolpho Silva
Bom, na empresa onde trabalho tivemos muitos problemas usando drivers DBX nativos do Delphi. Coisas do tipo: Query que estourava AV apenas em uma instância de banco, tipos de dados mapeados diferentemente da aplicação (principalmente os numéricos), etc...
Resolvemos comprar um driver DBX de terceiros (Devart) onde todos os problemas sumiram. Sugiro adquirir.
https://www.devart.com/dbx/sqlserver/
Gostei + 0
22/11/2016
Jonas Ramos
Estou fazendo testes com os componentes ADO.
Quando eu executo uma consulta ADOConnection + ADODataset + DBGRID vai bem rapido = 2~3 segundos
Executando com o trio de CDS: ADOConnection + ADODataset + TDataSetProvider + TClientDataset + DBGRID minha performance cai drasticamente para uns 2 minutos.
Estes testes estão vinculados em uma tabela de de 140 mil registros (apenas para o teste de performance) conectado em SQL SERVER EXPRESS 2014 via Ole DB.
Gostei + 0
23/11/2016
Tone Costa.
Esse valor é a quantidade de registros que ele vai carregar no clientDataSet. Quando precisar de mais registros, automaticamente ele vai na Query e busca outro pacote.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)