GARANTIR DESCONTO

Fórum AJUDA COM O FIREBIRD #491060

02/09/2014

0

Pessoal estou precisando Conectar a minha Base de dados no qual tem o formato *.CDB, já fiz inúmeras pesquisas na qual obtive informações que renomeando o arquivo p/ *.mdb poderia abrir no acesses etc... porém sem sucesso, renomeei tbm para *.FDB e *.GBD e a mensagem que ocorre ao tentar conectar pelo iBExpert é a seguinte:

wrong or obsolete version
unsupported on-disk structure for file D:\LOJEDB.GDB; found 11.1, support 11.0.

Será que alguém poderia me ajudar?
Leandro Sanjuan

Leandro Sanjuan

Responder

Post mais votado

09/09/2014

O On Disc Structure (ODS), é o número da versão da estrutura do arquivo de banco de dados Firebird. Sempre que há uma alteração na estrutura básica do arquivo de banco de dados (geralmente quando uma nova versão do FirebirdSQL Server é lançada), a ODS muda.

Abaixo algumas versões do Firebird e o respectivo ODS:

Firebird 1.0 - ODS 10
Firebird 1.5 - ODS 10.1
Firebird 2.0 - ODS 11.0
Firebird 2.1 - ODS 11.1
Firebird 2.5 - ODS 11.2

Algumas considerações sobre a fbclient.dll

- A fbclient.dll deverá estar no mesmo diretório da sua aplicação ou em um diretório de compartilhamento de dll's (ex.: c:\windows\system32 )
- Se a máquina for um terminal, necessitará apenas desta dll para a conexão. Se for máquina servidora, terá que instalar também o Firebird.

Ainda sobre a fbclient.dll, ela é compilada em Microsoft Visual C e depende do runtime dele (procurar pelo instalador vcredist_x86.exe) para funcionar, que muda conforme a versão do Firebird:

Firebird Versão 1.x : MSVC 6 (msvcp60.dll,msvcrt.dll)
Firebird versão 2.0 : MSVC 7.1 (msvcp71.dll,msvcr71.dll)
Firebird versão 2.1.x e 2.5.x : MSVC 8 (msvcp80.dll, msvcr80.dll)
Firebird versão 3.0 (em desenvolvimento na data deste post): MSVC 10 (msvcp100.dll,msvcr100.dll)

Quando não tem instalado o runtime do Microsoft Visual C, mesmo que a dll esteja no local correto, o seu sistema não conseguirá carregar a fbclient.dll e reportará que não a encontrou (em nenhum momento será avisado que precisará do dito runtime, mas está lá nos docs do firebird).

- Máquinas que tem várias aplicações instaladas, acabam utilizando o runtime do Microsoft Visual C, MS .Net, etc. não terão problemas com a fbclient.dll

- Máquinas com quase nenhuma aplicação instalada (terminais de ponto de venda, quiosques, máquina virtual, etc.) geralmente se faz necessário instalar o runtime do Microsoft Visual C

Lembre-se de utilizar a mesma fbclient.dll do servidor Firebird. Se for o caso (para ter certeza), copie novamente do diretório onde esta instalado o Firebird a fbclient.dll para o diretório da sua aplicação e/ou para o diretório c:\windows\system32.

Pode testar o acesso ao banco de dados e o serviço do Firebird com a ferramenta Flamerobin (http://www.flamerobin.org/) para descartar eventuais problemas com o aplicativo utilizado (ex.: instalador corrompido, dll's com defeito, etc.).

Abraços,

Anderson.

Anderson

Anderson
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

02/09/2014

Alan Mario

Boa tarde, conheço quase nada sobre o firebird, mas que o termo utilizado na mensagem "obsolete versio", ja pesquisou mais sobre isso?
Responder

Gostei + 0

02/09/2014

Leandro Sanjuan

Sim, Alan Mario! Instalei a versão mais atual do Firebird 2.5 64bits e passou, porém o erro agora é outro "Client Library is missing or invalid" informando que Client Library está ausente ou inválido, agora me apertou sem me abraçar :/
Responder

Gostei + 0

09/09/2014

Leandro Sanjuan

Anderson,

Muito obrigado, consegui solucionar o problema, pois era justamente o fbclient.dll

vlw
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar