Ajuda com Select

12/02/2003

0

Gente eu tenho um programa de cadastro de cliente, uso ADO e o banco e acess.

Coloquei uma Adoquery1
coloquei a sua propriedade a seguinte no objecto inspector.

connection = datamodule1.adoconnection1 <-- este e o nome de minha conecção que esta em um datamodule1.

Datasource = datasouce1 <-- este e o nome de meu datasource1 que esta no meu form.

Depois coloquei um edit1.text e um button

no evento click do butom coloquei o seguinte..

ADOQuery1.active := false;
ADOQuery1.sql.clear;
ADOQuery1.sql.add(´select * from Cadclientes where Nome = ´´ + edit1.Text + ´´´);
ADOQuery1.active:= true;

mais quando clico no butom nada acontece alguem pode me dar uma dica de como fazer consulta pelo nome..


Uoquisala

Uoquisala

Responder

Posts

12/02/2003

Anonymous

UOQUISALA,

Pesquisas por campo string (nome) devem ser acompanhadas de alguns cuidados:
- Verificar se os registros na tabela estão em caixa alta (Todas maiúsculas);
- Verificar se o tamanho do texto do edit é o mesmo do campo na tabela

Eu, quando preciso procurar por campos strings prefiro a instrução LIKE, pois me dá mais flexibilidade, por exemplo:

Exemplo1
SELECT * FROM CLIENTES WHERE ( UCASE(NM_CLI) LIKE ´+´´´´+UpperCase(Edit1.text)+´¬´+´´´´+´)´ //Traz todos os clientes que INICIEM por Edit1.text

Exemplo2
SELECT * FROM CLIENTES WHERE ( UCASE(NM_CLI) LIKE ´+´´´´+´¬´+UpperCase(Edit1.text)+´´´´+´)´ //Traz todos os clientes que TERMINEM por Edit1.text

Exemplo3
SELECT * FROM CLIENTES WHERE ( UCASE(NM_CLI) LIKE ´+´´´´+´¬´+UpperCase(Edit1.text)+´¬´+´´´´+´)´ //Traz todos os clientes que CONTENHAM Edit1.text

Espero ter ajudado...


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar