Fórum ajuda com sistema feito em delphi #428541
10/11/2012
0
tenho uma duvida, e gostaria de que alguem possa me ajudar. Minha assinatura acaba o mes que vem e para aproveitar o pouco tempo gostaria que me ajudassem nesta.
desenvolvo programas em delphi, para o pessoal aqui da cidade, mas tenho uma duvida grande , como cobro pelo serviço.
a alguns meses atraz peguei na internet um artigo que me dava explicações de como deveria cobrar, la me sugeriu que eu deveria cobrar por hora e sugeria um valor de 20,00 a hora programada, claro que foi feito alguns calculos para se chegar a este valor.
mas gostaria de ter uma noção, de qual seria a forma de se cobrar pelos meus serviço.
sei que tem muitos programadores neste forum que são autonomos e cobram pelos sistemas desenvolvidos.
favor me ajudarem a receber um valor justo pelo serviço que faço.
ate breve e conto com voces
Edson Melo
Curtir tópico
+ 0Posts
10/11/2012
William
Quanto à como cobrar por seus serviços, essa equação é sempre complicada. Algum tempo atrás cobrava pelo sistema inteiro um preço só, depois conversando com um professor fui aconselhado à cobrar por hora trabalhada e em alguns casos por complexidade de funcionalidades (NFe, PAF-ECF-TEF) ou até relatórios muitos complexos.
Mas debatendo o assunto chegamos a um método interessante para divisão e cobrança, dividimos por módulos:
1 - Módulo de Cadastros em Geral (CLIENTE, FORNECEDOR, PRODUTO, USUARIO, FUNCIONARIO e TABELAS AUXILIARES se necessário)
2 - Módulo Financeiro (CONTAS À PAGAR, CONTAS À RECEBER, VENDA, FLUXO DE CAIXA)
3 - Módulo Avançado (NFe, Cupom fiscal, TEF - pagamento com cartões etc)
Nesse caso cobramos por módulos, levando em consideração que o módulo de cadastros geralmente é mais rápido e menos trabalhoso para se desenvolver o preço seria mais em conta, o valor poderia variar de R$ 300,00 à R$ 500,00.
No módulo Financeiro que já fica mais trabalhoso subimos o valor para no máximo R$ 700,00.
Já no módulo avançado que envolve as funcionalidade com maior custo para o desenvolvedor, como o Cupom Fiscal que só para homologação vai no mínimo R$ 2000,00 (claro que vc só homologa uma vez), aí vai depender do cliente. Cobro por funcionalidade e não pelo módulo em si.
Claro que cada sistema tem uma história e complexidade diferente, mas basicamente sigo essas regras. E os clientes aceitaram bem porque dilui os custos em vários módulos.
Gostei + 0
11/11/2012
Bruno Leandro
Gostei + 0
11/11/2012
Claudia Nogueira
Uma vez você desenvolvendo um software, o mesmo fica eternamente ligado a sua pessoa, principalmente os desktops.
Eu trabalho dessa forma, em hipótese nenhuma eu vendo um, eu somente alugo, e enquanto a pessoa usar ela pagará uma mensalidade, tendo direito então ao suporte técnico.
A mensalidade é cobrada um valor pelo servidor e mais um valor por máquina adicional.
Exemplo:
R$ 400,00 mensal para o servidor e mais R$ 100,00 por máquina adicional.
Essa é a forma que eu trabalho, claro que pra outros programadores pode se adotar outra prática, como tenho uma Software House então dessa forma fica melhor, pois tenho uma equipe pra manter.
Se eu fosse cobrar por hora, eu também levaria em conta a complexidade do projeto, e um sistema básico eu cobraria entre R$ 20,00 e R$ 30,00 a hora, ficando despesas de viagens, hotel e etc por conta do cliente.
Gostei + 0
11/11/2012
Edson Melo
ate breve
Gostei + 0
11/11/2012
William
Acho q cobrei 500,00 também, após alguns dias o cliente liga solicitando mudanças bruscas na impressão do orçamento, resumindo todo o relatório teve que ser gerado na unha, subindo e descendo posições de componentes, ativando e desativando, mudando cor isso tudo em Run-Time.
Cara foi um parto, e quem disse que o cliente aceitava aumentar o preço, a frase dele:
"Mas quando você deu o preço o relatório de orçamento já estava incluído!!"
Nunca mais cobro sem estudar as complexidades ....
Gostei + 0
11/11/2012
Gilvanio Gonçalves
por mensalidade que esta sendo empregada por muitos programdores e empresas.
deve-se avaliar o sistema como um todo, funcionalidade modulos complexidade,o cliente, se haverá mais de um programador,etc.
a forma de cobrança por mensalidade é um pouco complexa pois o cliente avalia, se ele ficar um ano pagando
digamos R$ 200,00 mensal, ele terá um custo ano de R$2.400,00?
na opção de cobrar pelo sistema, vc pode manter contrato de manuteção,caso ele Não queira, vc cobra por visita e serviço que fizer no sis.
como disse isto vai de programador autonomo ou não, ate mesmo por empresas.
vc citou o recebimento por hora, quem nos paga por hora é empresa direcionada a automação
em que contrata mão de obra(Programadores)para determinados projetos seja em Delphi,PHP,JAVA etc.
esta regra não aplica a clientes.
quanto ao valor a ser cobrado por um sis, tem variações de preço de região para região.
eu aqui em minas, cobro um valor por um sis basico, acima do do valor que os colegas mencionaram.
por tanto avalie os valores cobrados em sua região e como é empregado o sistema de cobrança.
abs.
Gostei + 0
16/11/2012
Edson Melo
fica dificil, nos dois casos, se o cliente me der uma nocao do sistema, e eu trabalhar em sima de uma ideia, corro o risco de colocar coisas que o cliente nao vai usar, alem e claro de perder tempo no desenvolvimento de uma coisa nula. minha ideia de que o cliente coloque sua intencao no papel e que eu faca simplesmente o que ele descreveu, e boa pois qualquer coisa solicitada e que nao esteja ali anotado seria gerado um novo valor extra. resouveria. mas e que o pessoal tem preguica de pensar e espera que voce adivinhe tido que ele quer. sei disso pois tenho um sistema para hotel, onde coloquei opcoes basica para funcionamento do sistema mesmo assim nao e todo mundo que usa todo o potencial do sistema, o que nun sistema encomendado gera uma situacao ruin , pois perdo tempo em p´rogramacao de uma opcao que talvez nao seja usado.
no outra resposta minha coloquei que prefiro eu perder. vou explicar melhor
em meu caso coloquei toda as opcoes a mais e mao cobrei por isso, pois aqui nesta cidade os programadores tem uma fama de enrolados, e acredito nisto pois tem muita gente que se mete a desenvolver que nao tem a minima etica, fazendo porcaria e abandonando o sistema e o cliente na mao. meu lema e perco, mas nimguem tem o direito de falar do meu servico ou de mim que sou enrolado. por causa disto meu nome nesta area e considerado e limpo. falou no edson e um certificado de servico feito.
tenho oum colega programador, veja a capacidade dele , ele fez um sistema para uma emissora de tv aqui da cidade, na verdade uma retransmissora, o sistema e ruim, vendeu caro me parece que um 7.000,00, o sistema tinha um bug que ficava travado ao fechar, ou seja nçao fechava, o que ele fez tinha uma rotina que forcava o fechanemto do sistema ele pois esta rotina para fechar o programa ele, em vez de resolver o que estava acontecendo. o cliente dele nao sabia da falha, mas aceitou o sistema. sem falar tambem de outras falhas que ele encobriu com rotinas a parte. por isso levo prejuizo as vezes mas nao dou o direito de ninguem falar mau do meu servico ou de mim. problemas eu resolvo e nao passo pra frente.
a unica pena e que estou em uma ciddae no meio do mato no interior do estado do para. sem estrutura nenhuma nesta area, tais como cursos, livros, revistas, enfim nem internet esta cidade tem que preste. fica dificil assim , mas vou tentendo.
ainda vou achar um modo de cobrar o justo e valido por meus servicos.
Gostei + 0
16/11/2012
Edson Melo
e uma faca de dois gumes. se voce nao tiver nada para fazer claro que e bom fazer o melhor possivel, mas sew voce tiver com varias propostas de sistemas, nao ocmponsa ficar perdendo tempo com opcoes irrelevantes em um sistema, tempo este quie poderia estar ajudando no desenvolvimento de outro soft.
mas ai claro cada um sabe ate onde pode ir, ou sabe o objetivo a ser alcancado.
ate breve meu amigo
Gostei + 0
16/11/2012
Edson Melo
quanto a locacao de sistema sou totaumente contra, pelo motivo que voce falou depois de um tempo o valor pago pelo sistema fica elevado, e voce ta pagando uma coisa que nao e sua. por este motivo vendo meu programas.
mas tambem tem o seu contra, vendo sim mas nao pelo valor justo, ou seja o valor real do custo para desenvolvimento.
uma coisa e voce vender uma copia , outra e vender 30 copias ou mais.
quem aluga fica refem, do cliente, pois se quizer alguma alteracao o programador tem de fazer, e muitas vezes tais alteracao sera de uso daquele cliente somente, sem efeito para os outros. e ai como cobro a atualizacao dos outros clientes , como justificar o pagamento do servico que nao pediram. ai voce diz se nao quizerem pagar parem de usar o sistema, fica dificil as veses o cliente ja usa tem sistema mais de um ano, todas informacoes referente ao seu negocio estao la, nao tem como pegar toda informacao e passar para outro sistema, o que obriga o cliente a pagar e continuar. acho isso anti etico, alugar para mim e uma robada.
a venda ja e melhor , pois o cliente compra sabendo o que o programa tem, qualquer altracao, analizo e vejo se e viavel e economicamente possivel, ou seja se todos os outros que usam vao se aproveitar das inovacoes, mas fica a meu criterio fazer ou nao (Vendi um sistema Pronto), entendeu.
e igual a microsft ela nao faz alteracoes so porque voce pediu, mas sim correcoes por bugs ou melhorias que ela julga necessarios. nossos sistema acho que deveriam ser do mesmo modo.
obrigado por este desabafo e consideracoes
ate breve
edson garcia de melo
Gostei + 0
16/11/2012
Claudia Nogueira
Conheço muitas empresas de software e já trabalhei em várias também, todas elas trabalham com aluguel.
Deve ser por conta do ramo então.
Gostei + 0
17/11/2012
Gilvanio Gonçalves
para amarrar o cliente a eles, que eu não acho justo, como fiz um calculo de exemplo, um sis pode chegar até
4.000,00 ano para o cliente?
como disse esta regra vai de programador para programador e empresa para empresa.
e a legislação não coloca como regra cobrança por aluguel, ou como obrigatorio, esta pratica é aderida
a quem achar que é mais viavel, ou lucrativo claro que isto dá mais segurança para receber do cliente
pois se não pagar no periodo,o sis para de funcionar.
locar um sis, é como pagar por hospedagem de site, se pagou fica nos ar, se não pagou fora do ar.
e o comentário do Edson, faz muito sentido o cliente paga por algo que não é dele?
repito cobrar por sis ou alugar, isto vai de região para região na minha aqui locar, não funciona.
E a vc Edson, eu cobro por sistema, mas antes de passar o valor do sis, eu faço uma analise junto com a empresa usuarios
faço um cronograma de como será o sis , quantos modulos vai ter, as rotinas,etc.
apos feito isto, passo para empresa como será o sistema bém detalhado, assim que a empresa concorda
com o que foi analizado e proposto como sistema e confirmado que o que foi
por mim apresentado, é o que a empresa deseja, firmado isto, gera-se um contrato do sistema com periodo
para entrega e obs, caso apos o sistema instalado a empresa solicitar um outro modulo(rotina) que não foi definido
no fechamento do contrato(serviço) estes serão cobrados a parte.
no fechamento do contrato trabalho com o recebimento de 50% do valor do sistema para iniciar
o desenvolvimento do mesmo e o restante na concluSão(instalação).
At+
Gostei + 0
17/11/2012
Claudia Nogueira
Não consigo imaginar uma empresa com 20 funcionários pra cima se manter sem mensalidade, deve ser por que já comecei dessa forma.
Gostei + 0
17/11/2012
Claudia Nogueira
Aqueles valores que eu passei foi em um estudo que eu li. Então segundo a pesquisa, pega o salário que receberia de uma empresa, dividi por 30 e depois por 8 e por fim multiplica pelas horas gastas.
Gostei + 0
17/11/2012
Claudia Nogueira
Aqueles valores que eu passei foi em um estudo que eu li. Então segundo a pesquisa, pega o salário que receberia de uma empresa, dividi por 30 e depois por 8 e por fim multiplica pelas horas gastas.
Gostei + 0
22/11/2012
Edson Melo
so para elucidar , teve um cliente meu de 10 anos , que quando teve que trocar de sistema ,me pediu quase por favor para que eu regularizasse meu sistema pois gostaria de continuar a usa lo. so que a regiaão nao me permite tal procedimento, ou seja a abertura de uma empresa. ela nao teria como se sustentar. o prssoal daqui tem uma mentalidade muito atrasada. preferi dar oportunidade para um produto de fora doque o daqui da região. mas eu nao os condeno aqui não tem gente seria em quem se pode confiar e isso acaba estragando os bons profissionais, como eu.
voces devem se lembrar a uns anos atraz do caso dos batatas do sul do para. eram os racker que atacavam contas bancarias, pois e esse caso começou aqui nesta cidade que moro. e acho que por causa deles ficamos ( os bons profissionais) desacreditados.
mas este topico era so para me informar do preço justo a cobrar pelo sistema, nada mais.
desculpen nnovamente meu desabafo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)