Fórum Ajuda como LookupComboBox #374404

01/09/2009

0

Bom, sou intermediário e trabalho com programação em um programa meio complexo mas vou tentar ser objetivo..
Eu uso o firebird e o Delphi 2009.. To implantando no sistema um cadastro de cotação.. E preciso montar uma lista de fornecedores para os quais o cliente pode enviar um e-mail pra receber de volta os preços da lista de produtos que enviei.. E aí quero usar um LookupComboBox pra ir inserindo os fornecedores para os quais eu vou mandar... E usar um SpeedButton pra chamar a janela de visualização dos fornecedores, e selecionar o que eu quero de forma que ele seja adicionado no LookupComboBox, vou enviar o Create pra vcs entenderem melhor:
TFrmViz_Fornecedores.Create(Self, nil, vtFilter, drLer, 1, ´NM_RAZ´, True, ´´, True);

sendo que: constructor Create(AOwner: TComponent; Cadastro: TClassCad_Master; VisTipo: TVizsualizationType; Direitos: TDireitos; IDCampoExt: byte; Campo: string; Pesq: boolean; PesqIni: string; Unico: boolean); reintroduce;

Se alguem puder ajudar... Vlw.

Spleen

Spleen

Responder

01/09/2009

Osocram

Não entendi mto bem a sua duvida amigo

1) DBLookupComboBox eu não mexo muito mas que eu me lembre ele não tem Itens p vc ir adicionando, ele é ligando a um dataSet e o resultado deste dataset vai ser as opçoes p selecionar

2) Se quiser ir adicionando manualmente os itens tem q usar o DBComboBox.

Isso responde a sua pergunta?
se não por favor tente detalhar novamente.

Flw.

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Spleen

eu posso ligar ele na query fornecedores e listar todos os fornecedores da tabela, saca? Mas não é isso que eu quero fazer..
Quero ir adicionando manualmente os fornecedores que eu escolher da tabela FORNECEDORES.. Pra isso eu chamo uma janela de visualização de fornecedores e selecionar um a um oque eu quero.
E assim mostrar no LookupComboBox só oque eu escolher, e adiciona-lo junto com os outros campos na tabela de Cotação.. tipo
CODIGO_FORNECEDOR
CODIGO_COTAÇÂO
CODIGO_PRODUTO
VALOR
QUANTIDADE
deu pra entender melhor?

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Osocram

Nesse caso acho que seria melhor vc usar um DBComboBox, ja que vc quer ir adicionando.

Depois q vc abrir a tela e ir selecionando os fornecedores vc vai adicionando na lista do DBComboBox os fornecedores que vc selecionou.

Mas se o que vc quer é realmente usar o Lookup então cria um ClientDataSet usando o CreateDataSet p fazer um temporario, e vai adicionando os registros nele, e liga ele no Lookup.

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Edsant

Amigo,

Quando vc chamar a tela de fonecedores, vc pode [b:adb3d35d3f]filtrar[/b:adb3d35d3f] os registros que vc precisar, e linkar o dataSet do lookup com o mesmo da tela de fonecedores..

Assim vai aparecer no lookup somente os registros filtrados...é uma ideia..

entendeu?

Valeu.

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Spleen

É mais ou menos isso que eu to fazendo...
Eu to usando um IBQuery com a opção CashedUpdates = True.
E armazenando temporáriamente.. Engraçado, vc me explicou uma coisa um pouco diferente mas acabou me dando uma linha de raciocínio..
Valeu pela ajuda cara...
Entendi sim edsant..
Vlw aí

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Spleen

É mais ou menos isso que eu to fazendo...
Eu to usando um IBQuery com a opção CashedUpdates = True.
E armazenando temporáriamente.. Engraçado, vc me explicou uma coisa um pouco diferente mas acabou me dando uma linha de raciocínio..
Valeu pela ajuda cara...
Entendi sim edsant..
Vlw aí

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Spleen

Bom, primeiro.. Desculpem pelo flood acima.. É que a pagina deu erro e eu acabei enviando 2x sem perceber..
A ideia eu entendi muito bem, mas eu to me deparando com um erro que eu não estou conseguindo identificar o problema...
Ta o LookupComboBox e um SpeedButton, quando eu clickar no SpeedButton quero chamar a janela de vizualização dos fornecedores...
Ja adicionei a Form em ´Uses´ e to usando o seguinte comando:
FChildForm := TFrmViz_Fornecedores.Create(Self, nil, vtFilter, drLer, 1, ´NM_RAZ´, True, ´´, True);
E abaixo os parametros do ´Create´:
Create(AOwner: TComponent; Cadastro: TClassCad_Master; VisTipo: TVizsualizationType; Direitos: TDireitos; IDCampoExt: byte; Campo: string; Pesq: boolean; PesqIni: string; Unico: boolean);
Dá pra entender?
E aí ta retornando o seguinte erro:
´Dynamic SQL Error Token unknow -line 4, column 1 WHERE´.
Eu entendo o erro, mas se eu to usando um speedbutton ´independente´ que não ta ligado a nenhuma query, só ta creando um formulário... Onde pode estar esse codigo SQL que ta dando erro?

Espero ter sido claro :S

Responder

Gostei + 0

01/09/2009

Osocram

se essa query é a que esta ligado no lookup, pode ser isso.
La tem umas configurações q talvez estejam vazias e por isso da esse erro.

Tente deletar o lookup p testar.

Responder

Gostei + 0

24/09/2009

Spleen

Opa, sou eu de novo.. Deu tudo certo já sobre as duvidas aí de cima...
Meu problema agora é outro mas vou colocar aqui pra evitar um novo post.. No LookupComboBox também.. Eu to adicionando itens nele mas só pra listagem.. E não to linkando ele em nenhum dataset
e por isso ele ta adcionando mas eu tenho que manualmente clicar no LookupCB pra selecionar o item.. Eu queria saber como eu faço pra pra ir mostrando os itens que eu vou adicionando
ex: Ta vazio e eu adiciono um fornecedor.. Aí o fornecedor ja apareceria na caixa como se ja tivesse sido selecionado. Então eu seleciono outro e este fornecedor entra em foco no lugar do outro como se tivesse sido selecionado.
Alguem sabe ajudar?
Abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar