Fórum Ajuda em campos DBEdit #420569

26/07/2012

0

Ola, galera.....graças a ajuda de alguns que participam deste forum estou bem proximo de finalizar meu primeiro programinha em delphi. Só peço ajuda, se possível, em alguns detalhes. Vou tentar simplificar o máximo para o entendimento.

Quem usa óculos e já pegou em uma receita de oculista vai me entender mais ou menos.

tenho os seguintes DBEdits
LONGE - OLHO DIREITO - DBEdit1; DBEdit2; DBEdit3;
LONGE - OLHO ESQUERDO - DBEdit4; DBEdit5; DBEdit6;

PERTO - OLHO DIREITO - DBEdit7; DBEdit8; DBEdit9;
PERTO - OLHO ESQUERDO - DBEdit10; DBEdit11; DBEdit12;

ADIÇÃO = DBEdit13;

A maioria do cálculos a fazer eu consegui resolver, mas faltas umas coisinhas. Vamos a elas:

1 - Preciso colocar uma verificação de modo que se o calculo de (DBEdit7 - DBEdit1) e (DBEdit10 - DBEdit4) não derem números iguais apareça uma mensagem avisando que os números não são iguais;

2 - Caso eu digite no DBEdit2 e preencha o DBEdit7, o DBEdit8 se autocompletará com o mesmo valor do DBEdit2 e preencherá o DBEdit13 com o calculo deDBEdit7 - DBEdit1. Isso ja fiz e tá funcionando joinha. O problema é que, se eu digitar em DBEdit1 e no DBEdit13, o DBEdit7 se autocompletará com o calculo DBEdit1 + DBEdit13, e os campos DBEdit8 e DBEdit9 se preenchem com o valor 0 mesmo que não tenha digitado nos campos DBEdit2 e DBEdit3, sendo que eu quero eles sem nenhum valor (rsrsrsrsrs, agora complicou, ne?).

Se alguem entender e puder me ajudar aguardo uma solução.
Carlos Magno

Carlos Magno

Responder

26/07/2012

William

Colega essa dúvida é das boas, para quem gosta de lógica de programação é um prato cheio ..rsrsrsrsr

Vamos lá, vc tá usando DBEdits mesmo e pegando essas informações do banco ou são Edits?
Responder

Gostei + 0

26/07/2012

Carlos Magno

São DBEdits mesmo e tanto salva como colhe os dados direto do banco de dados.
Responder

Gostei + 0

26/07/2012

William

Bom vai a primeira dúvida, usei Edits para exemplo:

if (StrToFloat(Edit1.Text) - StrToFloat(Edit7.Text) <> StrToFloat(Edit4.Text) - StrToFloat(Edit10.Text)) then
begin
    ShowMessage(Valores diferentes!);
end;
Responder

Gostei + 0

26/07/2012

Carlos Magno

William....essa passou legal... vamos agora tentar a segunda dúvida
Responder

Gostei + 0

26/07/2012

Leonardo Xavier

poderia explicar melhor sua dúvida ficou bem confuso..rsrsr..faz assim posta um print do seu formulario que facilita a nossa compreenção e assim poderemos te ajudar de uma melhor forma.
Responder

Gostei + 0

27/07/2012

Carlos Magno

rsrsrsrs....como que eu coloco um print aqui?
Responder

Gostei + 0

27/07/2012

Joel Rodrigues

Faça upload da imagem para um desses sites de compartilhamento e deixe o link aqui.
Responder

Gostei + 0

27/07/2012

Carlos Magno

Bem....coloquei em uma pasta de um site q fiz. Ae vai o link.

[url]
http://www.oticasaofco.com.br/images/rx.jpg
[/url]

Explicando:
1 - Se eu digitar no DBEdit2 e no DBEdit3, quando eu digitar no DBEdit7, os DBEdit8 e DBEdit9 se autocompletarão e oDBEdit13 se autocompletará seguindo a fórmula (DBEdit7 - DBEdit1) (isso esta ok);
2 - Se eu digitar no DBEdit5 e no DBEdit6, quando eu digitar no DBEdit10, os DBEdite11 DBEdit12 se autocompletarão e oDBEdit13 se autocompletará seguindo a fórmula (DBEdit10 - DBEdit4) (isso também esta ok);
3 - Se eu digitar os DBEdit1, DBEdit4 e DBEdit13, os DBEdit7 e DBEdit10 se autocompletarão seguindo a formula (DBEdit1 + DBEdit13), isso também está ok;

O problema é que quando eu faço o item 3 e não digito no DBEDit2 e nem no DBEdit3, os DBEdit8 e DBEdit9 se autocompletam com o número 0 e eu quero que fique como se o campo não fosse digitado, isto é, em branco mesmo.

Espero que agora deu pra entender.....rsrsrsrs
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Carlos Magno

Ninguem decifrou?
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Romulo Contro

tenta colocar uma validação, if DBEdit.text = 0 then DBEdit.text := ;

nao rola?
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Romulo Contro

era pra ter aspas ali, mas na hora de postar saiu... mas deu pra entender?
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Carlos Magno

num rolou...
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Bruno Leandro

tente utilizar DBEdit.clear; deve limpar o campo
Responder

Gostei + 0

30/07/2012

Carlos Magno

Show de bola bruno....funcionou certinho....brigadão mesmo

E obrigado também a todos os que deram dicas.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar