Fórum Ajuda em primeiro sistema de estoque #191700
30/10/2003
0
estou encontrando dificuldade no giro deste sistema de estoque principalmente porque nunca tinha feito este tipo de sistema antes e não encontro exemplos na internet. A única coisa que eu preciso é que alguém com experiência neste tipo de projeto me indique a maneira certa de fazer. Quantas tabelas devo usar para o giro do estoque, quais os procedimentos, etc...
A forma que estou utilizando é a seguinte(apenas materiais de escritório): Criei uma tabela (TBProd) de produtos(para cadastro e consulta contendo código, nome e modelo) e criei também uma tabela de compra (TBCompesc)destes produtos contendo qtde de entrada, qtde de saída e qtde total. Funciona da seguinte forma, ao se comprar um produto o usuário verifica se este já está cadastrado(não estando cadastra o código o nome e o modelo), daí então vai para o form de compra e com um DBlookup puxa o codigo deste para receber o nome e modelo automaticamente. Agora vem o problema: Caso este produto não esteja na tabela o sistema deve incluí-lo com a qtde atual igual à de compra e qtde de saída = 0. Se já estiver cadastrado mas com nenhuma saída o sistema soma as qtdes totais e de compra e se já tiver saído o sistema soma a qtde comprada e subtrai da saída para obter o total. Esta tabela de compra não repetirá produtos, ou seja, as qtdes são sempre somadas. Para consulta, criei uma tabela à parte (TBConsesc) que grava todo o movimento(dia da compra, hora, qtde comprada, quem comprou, nota fiscal) e é esta tabela que serve o relatório. Para se saber a qtde real do estoque basta setar um DBEdit para puxar a qtde
Elias Jr
Curtir tópico
+ 0Posts
30/10/2003
Frare
Vc. está no caminho certo, para fazermos qualquer sistema vai depender da sua logica e claro um bom levantamento de dados que é a Analise um ponto muito importante pra um bom sistema...
Vc. pode encontrar este exemplo www.sistemaprocessa.com.br, mas tambem pode criar uma tabela de saldo de estoque onde vc registra o produto e qtde_sai, qtde_entra,qtde_esto, quando alimentar a tabela de mov. vc alimenta tb. a de saldo.
Espero ter ajudado. :P
Gostei + 0
30/10/2003
Hugojunior
se tiver icq o meu e 173551942 talvez possa te dar umas ideias...
ou messenger juninhohugo1@hotmail.com
Posso te dizer como fiz o meu... ou se quiser me mande o projeto q dou uma olhada..
Hugo
Gostei + 0
30/10/2003
Tddamaso
onde produto e data seriam chaves. Quando voce quiser saber o giro de estoque de um periodo, voce faz um sql com sum para qtdade de entrada e saida.
Caso eu tenha entendido errado o que voce deseja, passe uma mensagem, pois ja desenvolvi sistema de estoque
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)