Ajuda na modelagem

09/01/2016

0

Boa noite, Pessoal!

Estou me aventurando na modelagem de dados de uma aplicação para laboratório de exames médicos.

Nessa aplicação o usuário poderá solicitar N exames e este exame poderá ser solicitado por N usuários,
como estou iniciando gostaria de saber se a minha relação está correta.

Ainda irei trabalhar nas entidades 'funcionario' e 'unidade'.

Segue a imagem do modelo em Workbench

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/445072-20160109-203003.png[/img]

Aceito sugestões! ^^

Obrigado!
Filipe Silva

Filipe Silva

Responder

Post mais votado

10/01/2016

Não me leve a mal o que vou dizer, mas modelagem não é algo trivial e o ideal é estudar e absorver os conceitos e treinar muito.

Infelizmente modelagem não é igual a programação que você pode copiar um código alterar os nomes das variáveis e rodar. É preciso entender o processo e a normas de modelagem.

Outro detalhe não é aconselhável fazer a modelagem fragmentada como você esta fazendo. Pois ao se adicionar outras entidades normalmente vai dar problemas. Então é necessário ter a visão o mais completa do processo como um todo.

Seria interessante você fornecer mais informações sobre o sistema.

Vai ser usado online e para atendimento presencial?

Descreva o escopo do projeto e os principais requisitos, tem alguns participantes do fórum que conhecem muito de modelagem, mas sem detalhes vai ficar difícil ajudá-lo.

A princípio a relação UsuárioXSolicitarXProcedimento poderia atender, mas ao adicionar outras entidades pode ser necessário alterar.
Eu trocaria o nome da tabela Usuário por Clientes, pois Usuário seria para definir que teria acesso ao sistema.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

09/01/2016

Mariana Carvalho

Não entendi bem o "solicitar", não seria melhor fazer a ligação entre usuario e procedimento? procedimento = exame correto?
Responder

09/01/2016

Filipe Silva

Não entendi bem o "solicitar", não seria melhor fazer a ligação entre usuario e procedimento? procedimento = exame correto?


Procedimento = Exame

O Solicitar foi na intenção de listar todos os procedimentos selecionados.

No frontend usuario vai poder adicionar vários exames.

Confesso que usei como base um carrinho de compra em uma loja virtual. Fica ruim?

Eu to começando nesse mundo de modelagem, ta tudo meio confuso pra mim. rs
Responder

09/01/2016

Mariana Carvalho

Tudo bem, estou bastante enferrujada na modelagem, posso até está enganada, mas é para um sistema web?
Responder

09/01/2016

Filipe Silva

Tudo bem, estou bastante enferrujada na modelagem, posso até está enganada, mas é para um sistema web?


Sim. Em php + mysql
Responder

10/01/2016

Mariana Carvalho

Exatamente, parece ser simples fazer uma modelagem, por isso fui bastante cautelosa em tentar ajudar, pois como disse estou bastante enferrujada.
Responder

10/01/2016

Alan Mario

Bem lembrado Jothaz, é fazer a modelagem por inteiro se não terá que viver de refazer as coisas.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar