Ajuda, para conectar Banco de dados no Delphi RX 10.2

04/02/2019

0

Boa noite pessoal.

Estou tendo um problema ao conectar meu bando de dados (criado no IBExpert v.2019.115.1) no meu Delphi RX 10.2.

No meu DataModule, coloquei os seguintes componentes, que segue a imagem:
https://prnt.sc/mgpcbx

Como podem ver está tudo ligado direitinho, somente no IBTable que está dando erro. Devido a isso não estou conseguindo adicionar a TableName
nas propriedades do IBTable.

Da esse erro quando clico, segue imagem abaixo:
http://prntscr.com/mgpfi9

Quando clico em fazer o teste la na tabela dentro do IBExpert, ta tudo ok como na imagem:
http://prntscr.com/mgpg2y

Estou usando o FireBird 3.0
Rubens Pena

Rubens Pena

Responder

Posts

05/02/2019

Rubens Pena

Boa tarde. Consegui fazer a conexão. Utilizei o IBOConsole. Mais continuo intrigado em saber porque não consegui fazer a ligação da minha tabela com o banco de dados criado no IBExpert.
Responder

05/02/2019

Hélio Devmedia

Rubens, tudo bem?

Este erro que aparece "Unavaliable Database" é um erro genérico que ele mostra quando não consegue conectar ao banco, por várias razões,

1 - Serviço do firebird está desligado (parece que não é o caso pois vc consegue no ibExpert)
2 - Porta do servidor (geralmente 3050) não foi informada ou informada errada;
3 - Caminho da base está errado.

Mas como você está utilizando os componentes IBX eu tenho quase certeza que é porque você está usando firebird e não o banco interbase

veja bem, durante muito tempo os servidores do firebird e do interbase tinham a mesma estrutura, mas agora eles estão bem diferentes. O Firebird está na versão 3.0 e tem sua própria forma de conexão e o interbase está na versão XE7 e tem também sua própria forma de conexão. Os componentes que você está utilizando é específico para Banco Interbase, se bem que até a versão X2 eles funcionavam tanto pra um como pra outro, mas como eu disse, eu tenho quase certeza que os componentes IBX não acessam mais o servidor firebird, quando você vai abrir uma conexão ele procura se tem um servidor Interbase na máquina.

Tente fazer com o Firedac ou o DBExpress.
Responder

22/02/2019

Rubens Pena

Rubens, tudo bem?

Este erro que aparece "Unavaliable Database" é um erro genérico que ele mostra quando não consegue conectar ao banco, por várias razões,

1 - Serviço do firebird está desligado (parece que não é o caso pois vc consegue no ibExpert)
2 - Porta do servidor (geralmente 3050) não foi informada ou informada errada;
3 - Caminho da base está errado.

Mas como você está utilizando os componentes IBX eu tenho quase certeza que é porque você está usando firebird e não o banco interbase

veja bem, durante muito tempo os servidores do firebird e do interbase tinham a mesma estrutura, mas agora eles estão bem diferentes. O Firebird está na versão 3.0 e tem sua própria forma de conexão e o interbase está na versão XE7 e tem também sua própria forma de conexão. Os componentes que você está utilizando é específico para Banco Interbase, se bem que até a versão X2 eles funcionavam tanto pra um como pra outro, mas como eu disse, eu tenho quase certeza que os componentes IBX não acessam mais o servidor firebird, quando você vai abrir uma conexão ele procura se tem um servidor Interbase na máquina.

Tente fazer com o Firedac ou o DBExpress.
Obrigado Hélio. Consegui fazer a conexão utilizando iboconsole. Usei ele só pra fazer a conexão. Pra alterar a tabela to usando o IBExpert. Criei outro tópico. Se você puder me ajudar. Dá uma olhadinha lá.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar