Ajuda para definir tema de TCC

21/02/2016

0

Boa tarde galera;
Estou tentando definir o tema do meu tcc que deve ser constituído de uma pesquisa e desenvolvimento de um sistema, que pode ser web, desktop, mobile..., aplicando os conceitos estudados. Pesquisei sobre SAD, OLAP, OLTP, também vi um pouco sobre criptografia e segurança de informação e gostei dessas temas. Vocês tem alguma ideia sobre o que eu poderia pesquisar mais? Como começar a desenvolver algum projeto que envolva algum desses temas ou sugestões de outros termas? Agradeço desde já.
Henrique

Henrique

Responder

Post mais votado

23/02/2016

Nogueira, não seria mais complicado fazer a integração SAD,OLAP, OLTP, ETL para dispositivos moveis?


Eu parti do principio de que nosso colega colocou "pode ser web, desktop, mobile...", mas mesmo se pensando em mobile, não acredito ter um grau grande de dificuldade grande, e sim uma noção geral de tecnologias. Pense assim , o mobile representaria a parte do SAD que seria o cliente que apenas consumirá os dados, onde o processamento dados processados(ETL) e as operações de consultas (OLAP) poderiam seriam realizadas em um web service (por exemplo).

Eu mesmo estou desenvolvendo uma API, que permitirá com que qualquer aplicação consuma e realiza consultas em cima do meu banco de dados multidimensional.

Eu gosto da ideia de pensar que um gestor, pode ter um aplicativo e visualizar os principais dados de tomada de decisão em seu smartphone ou tablet, e é claro, na web atual, também é o momento de se avaliar se vale a pena desenvolver um aplicativo mobile (Android, Windows, iPhone ....), ou um programa web responsivo que atenderia a multiplataforma e também poderia ser rodado em computadores.

Rodrigo Nogueira

Rodrigo Nogueira
Responder

Mais Posts

21/02/2016

Fernando Dolk

Java, Android somente?
Responder

21/02/2016

Alessandro Fiuza

Quais tecnologias tem mais contato? Para ter um ideia para indicar algo.
Responder

21/02/2016

Eduardo Pessoa

Boa tarde Henrique, terás tempo suficiente para fazer algo complexo?
Responder

22/02/2016

Henrique

WEB,C..
Responder

22/02/2016

Henrique

Tenho mais contato com java, android e web. E sim Eduardo, tenho tempo.
Responder

22/02/2016

Eduardo Pessoa

Eu acho interessante sistemas que usem geolocalização, tipo, uma empresa de entregas.
Responder

22/02/2016

Alessandro Fiuza

Eu acho interessante sistemas que usem geolocalização, tipo, uma empresa de entregas.


Tambem gosto dessa ideia.
Responder

23/02/2016

Rodrigo Nogueira

Olá Henrique,

Eu particularmente acho os temas de SAD,OLAP, OLTP, ETL muito interessantes, ainda mais agora na era do Big Data, havendo uma imensa gama de novas tecnologias novas e abordagens diferenciadas, onde aplicações que retornem informações em tempo real (ou perto disso) são imensamente valorizadas.

Seu TCC terá um caráter técnico ou científico?

Há várias coisas novas para ambos os tipos, como aplicações NoSQL em cenários de apoio à decisão, assim como a utilização do Haddop e seus diversos subprojetos.

Minhas linhas de pesquisa são voltadas a banco de dados, DW e Big Data se precisar de ajuda fico à disposição

Boa Sorte!
Responder

23/02/2016

Italo Junior

Nogueira, não seria mais complicado fazer a integração SAD,OLAP, OLTP, ETL para dispositivos moveis?
Responder

23/02/2016

Italo Junior

Eu gosto da ideia de pensar que um gestor, pode ter um aplicativo e visualizar os principais dados de tomada de decisão em seu smartphone ou tablet, e é claro, na web atual, também é o momento de se avaliar se vale a pena desenvolver um aplicativo mobile (Android, Windows, iPhone ....), ou um programa web responsivo que atenderia a multiplataforma e também poderia ser rodado em computadores.


Isso é um diferencial, sem duvida.
Responder

23/02/2016

Jhonathan

Cara para meu TCC estava pensando em um método de fazer um Rastreador Veicular ? Alguem com uma ideia de uma placa como fazer por GSM por 3G sei la o que procurar?
Responder

23/02/2016

Rodrigo Nogueira

Cara para meu TCC estava pensando em um método de fazer um Rastreador Veicular ? Alguém com uma ideia de uma placa como fazer por GSM por 3G sei la o que procurar?


A tecnologia para isto, em minha opinião, seria RFID, mas há muita coisa nova saindo, é apenas uma idéea a nível de aplicações voltadas a hardware.


Mas como hardware não é minha especialidade, se eu fosse trabalhar com placa de carro, com certeza utilizaria algo voltado a processamento de imagem (captura via camera das placas) e aplicação de métodos de aprendizado de máquina.
Responder

23/02/2016

Jhonathan

Nogueira, a minha ideia seria assim, Teria Hardware no meu veiculo Mandando a Latitude e Longitude do local onde ele se encontra para o Banco e meu banco ia ler o trajeto ou Posição atual Cada Hardware teria uma codificação que no caso seria a placa e vinculada a um usuario ai vinha uma aplicação web e android para pode rastrear o mesmo e fazer a triangulação no mapa para mostrar onde esta o Veiculo naquele momento e as informações seria atualizada de acordo com a configuração feita no hardware e no sistema!
Responder

23/02/2016

Rodrigo Nogueira

Nogueira, a minha ideia seria assim, Teria Hardware no meu veiculo Mandando a Latitude e Longitude do local onde ele se encontra para o Banco e meu banco ia ler o trajeto ou Posição atual Cada Hardware teria uma codificação que no caso seria a placa e vinculada a um usuario ai vinha uma aplicação web e android para pode rastrear o mesmo e fazer a triangulação no mapa para mostrar onde esta o Veiculo naquele momento e as informações seria atualizada de acordo com a configuração feita no hardware e no sistema!


Qual seria o cenário da sua aplicação? Assim, uma empresa de transporte? Ou é uma idéia para se aplicar a todos os carros do BR?
Responder

23/02/2016

Jhonathan

Seria pra carro mesmo somente BR seria uma apresentação futura de um TCC
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar