GARANTIR DESCONTO

Fórum Ajuda para modificar tabela em execução #350561

14/12/2007

0

Eaeee pessoal.

Estou com mais um problema e uma duvida.
Estou desenvolvendo um programa de aluguel, só que tenho um problema, pois o aluguel pode ser feito com um número variável de produtos.

Como posso fazer para criar os campos onde vou salvar o código dos produtos na tabela aluguel ... se tiver que cadastrar 3 produtos no mesmo aluguel vou ter que criar 3 campos na tabela aluguel.
Alguem tem alguma ideia ou algum código que possa fazer isso?

Se alguem não entendeu direito é só falar que tiro alguma dúvida.
Desde já muito obrigado.

Mano_froids

Mano_froids

Responder

14/12/2007

Edilcimar

Se entendi direito, vc deverá ter 3 tabelas 1 com os produtos, 1 com os clientes e outra com os produtos alugados, aí a cada produto que for alugado vc joga na tabela alugados o código do produto e o código da pessoa para quem for alugado

Responder

Gostei + 0

14/12/2007

Mano_froids

Se entendi direito, vc deverá ter 3 tabelas 1 com os produtos, 1 com os clientes e outra com os produtos alugados, aí a cada produto que for alugado vc joga na tabela alugados o código do produto e o código da pessoa para quem for alugado

Isso mesmo, só que não sei a quantidade de produtos isso quem vai indicar é o usuário ... por isso não sei como fazer depois para incluir na tabela aluguel .... se crio por exemplo 10 campos para produtos na tabela aluguel ai um usuário precisa de 11 ou de 1 vai falta ou sobrar campos.

Tem alguma outra forma de fazer isso a não ser essa que falei acima?

Responder

Gostei + 0

14/12/2007

Edilcimar

vc não cria 10 campos, faz um append para cada item

Responder

Gostei + 0

14/12/2007

Mano_froids

vc não cria 10 campos, faz um append para cada item

Essa é uma opção.

mas queria saber se não tem alguma outra forma de fazer isso. Porque se crio 10 campos e o clente quer alugar 11 coisas, ai o programa já não funciona.

Então queria saber se poderia implementar de outra forma ... quem sabe criando outra tabela em modo de execução ou adicionar os campos a do aluguel mesmo.

Caso alguem tenha alguma idéia

Responder

Gostei + 0

15/12/2007

Mano_froids

sobe

Responder

Gostei + 0

15/12/2007

Edilcimar

a melhor idéia já forneci, do jeito que você pensou, sempre vai dar errado, além do problema de ficar com campos vazios quando a pessoa pegar menos objetos que a quantidade de campos da tabela

Responder

Gostei + 0

15/12/2007

Andersonscinfo

ola..boa tarde...amigo faz assim que funciona...vc tem a tabela de aluguel e a tabela de clientes...então é só vc criar uma tabela produtos....esta tabela produtos não vai conter quantidades de produtos...funciona assim....
codigo, cod_aluguel, cod_cliente, cod_produto, descricao_produto, valor, data, ativo

ai vc pode criar quantos produtos vc quizer p/ cada aluguel, e pegar como referencia para saber de quem é cada produto os campos cod_aluguel, cod_cliente, e cod_produto....

entendeu??

Responder

Gostei + 0

15/12/2007

Mano_froids

ola..boa tarde...amigo faz assim que funciona...vc tem a tabela de aluguel e a tabela de clientes...então é só vc criar uma tabela produtos....esta tabela produtos não vai conter quantidades de produtos...funciona assim.... codigo, cod_aluguel, cod_cliente, cod_produto, descricao_produto, valor, data, ativo ai vc pode criar quantos produtos vc quizer p/ cada aluguel, e pegar como referencia para saber de quem é cada produto os campos cod_aluguel, cod_cliente, e cod_produto.... entendeu??

Vamos ver se entendi, vou criar uma 3 tabela por exemplo produtos ... e cada registro vai ser 1 produto alugado.

Vou tentar fazer isso.

Muito obrigado pela ajuda

Responder

Gostei + 0

16/12/2007

Andersonscinfo

isso mesmo...é tipo um modulo de orçamento, ou venda.... tem a tabela venda e dai tem a tabela itens_venda, itens venda é onde ficara os itens, os produtos daquela venda.....pode tentar que vc vai conceguir

Responder

Gostei + 0

19/12/2007

Mano_froids

isso mesmo...é tipo um modulo de orçamento, ou venda.... tem a tabela venda e dai tem a tabela itens_venda, itens venda é onde ficara os itens, os produtos daquela venda.....pode tentar que vc vai conceguir

Criei a tabela ITENS, mas estou com problemas porque tenho que cadastrar os itens antés de confirmar o aluguel ... então pensei em fazer uma tabela temporária com os mesmos campos menos o código do aluguel e quando confirma o aluguel mandar os dados da tabela temporária + o código do aluguel para a tabela ITENS.

Tem alguma forma de fazer isso, ou outro tipo de fazer isso.

Desde já muito obrigado.

Responder

Gostei + 0

19/12/2007

Andersonscinfo

sim....vc pode usar o clientedataset do proprio delphi.....salva apenas em memória e depois vc salva no banco...é bem simples...a metodologia é praticamente a mesma de um mestre detalhe de vendas, orçamentos ou algo assim...

entendeu?

Responder

Gostei + 0

19/12/2007

Mano_froids

sim....vc pode usar o clientedataset do proprio delphi.....salva apenas em memória e depois vc salva no banco...é bem simples...a metodologia é praticamente a mesma de um mestre detalhe de vendas, orçamentos ou algo assim... entendeu?

Estou tentando fazer com o clientedataset, mas não consegui muita coisa na Internet sobre o isso ... já criei a tabela só que ainda não consegui mandar para o banco de dados.

Se tiver algum site ou apostila sobre isso, ou se tiver algum exemplo também serve ..... coloque ai!!!
Muito obrigado

Responder

Gostei + 0

19/12/2007

Andersonscinfo

vamos por partes...vc não ta conceguindo mandar para o banco?? qual banco de dados vc ta usando??? use o cliente dataset apenas pra salvar em memória...p/ mandar para o banco use uma query

Responder

Gostei + 0

19/12/2007

Mano_froids

vamos por partes...vc não ta conceguindo mandar para o banco?? qual banco de dados vc ta usando??? use o cliente dataset apenas pra salvar em memória...p/ mandar para o banco use uma query

Estou usando PARADOX ... o que não consegui foi enviar para o banco de dados. Tem algum código para fazer isso?

Responder

Gostei + 0

20/12/2007

Andersonscinfo

mas vc ta enviando direto do clientedataset?? ou ta usando um ttable??

vc preciza descrever melhor os passos que esta seguindo...pois sem mais informação não concigo te ajudar......

não concegue mandar p/ o banco?? porque?? qual erro da???como ta fazendo pra mandar p/ o banco??

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar