Ajuda pra modelar Pedidos, Notas,Contas a Receber/Pagar, etc

04/05/2005

0

[b:adae7a0835]Amigos

Antigamente eu tinha um banco de dados no Access muito precario
A estrutura era assim:

* duas tabelas pra pedidos de compra (Cabeçhalho e itens do pedido)
* duas tabelas pra pedidos de venda (Cabeçhalho e itens do pedido)
* uma tabela pra contas a receber
* uma tabela pra contas a pagar
* uma tabelas pros boletos

E as parcelas ainda fiam incluidos na mesma tabela dos pedidos

por isso queros aber se alguem pode me ajudar ou se tem algum projeto pronto, mesmo que sejja em imagem gif ou arquivo de visio pra me
ajudar

quero refazer tudo isso e sei que em vez de 4 tabelas posso usar apenas 2 tabelas de pedidos (pra compra e venda) e que em vez de 2 tabelas posso usar apenas uma tabela pra contas a receber e pagar

Por isso quero a ajuda de todos pra modelar este novo projeto

Tenho msn e tenho meu projeto pronto!!
So quero uma sdicas pra umas alterações

alguem pode me ajudar?

Grato
Almir Fiorio[/b:adae7a0835]


Almirf

Almirf

Responder

Posts

04/05/2005

Marcio.theis

Na minha opinião a modelagem de dados não se vincula a diminuição do número de tabelas ou algo parecido, e sim você modelar um BD e logo mais apresentar o seu ER para um DBA ou até a um programador e ele compreender o que realmente existe no seu projeto. Nos meus projetos prefiro separar ao máximo as entidades, pois tenho desta forma mais opções de controles e menos tempo de desenvolvimento, pois não irei precisar ficar adicionando filtros em tabelas ou algo parecido, mas é a minha idéia, o que eu penso.


Responder

04/05/2005

Almirf

Compreendo
mas se eu puder usar menos tabelas
eu vou deixar o banco de dados menor e mais leve
nao concorda ?



[quote:9915559a50=´/]/]@t´]Na minha opinião a modelagem de dados não se vincula a diminuição do número de tabelas ou algo parecido, e sim você modelar um BD e logo mais apresentar o seu ER para um DBA ou até a um programador e ele compreender o que realmente existe no seu projeto. Nos meus projetos prefiro separar ao máximo as entidades, pois tenho desta forma mais opções de controles e menos tempo de desenvolvimento, pois não irei precisar ficar adicionando filtros em tabelas ou algo parecido, mas é a minha idéia, o que eu penso.[/quote:9915559a50]


Responder

04/05/2005

Marcio.theis

Concordo com vc que ira ficar menor e mais leve, mas quanto a velocidade não sei, pois poderia ter uma tabela com as CR + CP com uns 100.000 registros, sendo que poderia ter cada uma separada, digamos que seria 50.000 para cada. Mas tb fica a par de você analisar a quantidade de registros que possa vir a ter nestas tabelas, se não for um n° expressivo, acredito que vc possa unir as tabelas, caso contrário, na minha opinião lhe diria que seria melhor separar.


Responder

05/05/2005

Almirf

Amigo Márcio !

Pra vc montar os pedidos tem que ter 2 tabelas. Pq vc tem os dados do Cliente(Cabeçalho da NF) e Dados dos produtos(Itens da nf)

Portanto se vc separar vai ter 2 tabelas de pedidos pra pedido compra e 2 tabelas de pedidos pra pedido de venda dando um total de 4 tabelas
* Se fizesse junto seriam apenas 2 tabelas

E tb vai ter 1 tabela pra contas a pagare e 1 tabela pra contas a receber dando um total de 2 tabelas
* Se fizesse junto seriam apenas 1 tabela

Portanto somando tudo daria 6 tabelas em vez de 3 tabelas !!

Eu tenho um volume de 50 pedidos por dia com no maximo 40 produtos cada!! mas eu quero fazer a solução que me dê mais velocidade independente do movimento que eu tenho aki!! por que eu quero estar pronto pro futuro! pode ser que futuramente o movimento aumente! entao quero a melhor solução!

voce realmente acha que fica mais rapido ter as tabelas separadas (Total de 6) pra Pedidos de compra/venda e Contas Pagar/Receber?

Grato
Almir

[quote:8a75b566ed=´/]/]@t´]Concordo com vc que ira ficar menor e mais leve, mas quanto a velocidade não sei, pois poderia ter uma tabela com as CR + CP com uns 100.000 registros, sendo que poderia ter cada uma separada, digamos que seria 50.000 para cada. Mas tb fica a par de você analisar a quantidade de registros que possa vir a ter nestas tabelas, se não for um n° expressivo, acredito que vc possa unir as tabelas, caso contrário, na minha opinião lhe diria que seria melhor separar.[/quote:8a75b566ed]


Responder

05/05/2005

Marcio.theis

Na minha opinião ficaria, pois você poderia diminuir de forma considerável os controles dentro do seu sistema, como pode exemplo vai abrir uma tela de contas a receber, você terá de criar um filtro trazendo somente as CR da tabelas, deixando de fora as CP, sendo que tendo somente uma tabela controlando isto, pode abrir a tela sem se preocupar em aplicar filtros e comandos adicionais. Você tb pode ganhar uma velocidade considerável dependendo da forma que programa, os componentes que usa, o banco de dados utilizado, então tudo fica no final muito restrito a problemas externos do seu sistema, vc pode de ter um programa que na sua empresa roda legal e tudo mais, mas chega no cliente e ele tem um banco de dados diferente do seu, tem uma rede de má qualidade, tem máquinas mais antigas, etc... Então no momento que ira rodar o seu sistema toda esta infraestrutura do seu cliente vai deixar a desejar... Mas a minha opinião continua sendo de separar ao máximo.


Responder

05/05/2005

Almirf

[b:3f3c762767]voce tem algum exemplo ai de modelagem exemplificando de como fazer um sistema com pedidos, contas a receber, contas a pagar, boletos e etc

quero saber como fica o esquema, como podemos debitar estoque so na ghora de imprimir a nota, como poder cancelar as notas, etc

Grato
Almir
[/b:3f3c762767]


[quote:3f3c762767=´/]/]@t´]Na minha opinião ficaria, pois você poderia diminuir de forma considerável os controles dentro do seu sistema, como pode exemplo vai abrir uma tela de contas a receber, você terá de criar um filtro trazendo somente as CR da tabelas, deixando de fora as CP, sendo que tendo somente uma tabela controlando isto, pode abrir a tela sem se preocupar em aplicar filtros e comandos adicionais. Você tb pode ganhar uma velocidade considerável dependendo da forma que programa, os componentes que usa, o banco de dados utilizado, então tudo fica no final muito restrito a problemas externos do seu sistema, vc pode de ter um programa que na sua empresa roda legal e tudo mais, mas chega no cliente e ele tem um banco de dados diferente do seu, tem uma rede de má qualidade, tem máquinas mais antigas, etc... Então no momento que ira rodar o seu sistema toda esta infraestrutura do seu cliente vai deixar a desejar... Mas a minha opinião continua sendo de separar ao máximo.[/quote:3f3c762767]


Responder

05/05/2005

Marcio.theis

Pronto de forma específica assim não tenho, mas posso fazer um de uma forma ´simples´ e lhe passar.
Qual ferramenta de modelagem que vc utiliza ?


Responder

09/05/2005

Almirf

Amigo Marcio e amigos


Ajuda neste post e ve se vcs entendem mina duvida melhor
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=62622&sid=c87881e7955e01e625cb4640356a952c

[quote:392fab886e=´/]/]@t´]Pronto de forma específica assim não tenho, mas posso fazer um de uma forma ´simples´ e lhe passar.
Qual ferramenta de modelagem que vc utiliza ?[/quote:392fab886e]


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar