Fórum Ajuda sobre Tabcontrol... #163681
30/05/2003
0
Bom dia companheiros...
Vejam se podem me ajudar...
Tenho um pagecontrol, dentro deste tenho 5 tabcontrols
A duvida é a seguinte:
O usuário está dentro de um tabcontrol, tem um campo que abro ao usuário para mudar a vigência do sistema, por exemplo os valores que estão sendo tratados sao de 2003 e o usuário muda para 2002.
Quero achar um evento que ao tentar sair deste tabcontrol o usuario seja forçado a arrumar para depois poder sair do tabcontrol, eu joguei uma mensagem ao usuário dizendo que deve ser restaurada a vigência atual do sistema, ou seja o ano deve voltar para 2003, dentro do evento onexit
Mas mesmo dando a mensagem o usuário consegue sair do tabcontrol e o mesmo é mudado.
Preciso forçar o usuário para que enquanto não consertar a mudança, ao tentar sai do tabcontrol o sistema não deixe.
Um abraço a todos...
Pablo - Marília/SP
Vejam se podem me ajudar...
Tenho um pagecontrol, dentro deste tenho 5 tabcontrols
A duvida é a seguinte:
O usuário está dentro de um tabcontrol, tem um campo que abro ao usuário para mudar a vigência do sistema, por exemplo os valores que estão sendo tratados sao de 2003 e o usuário muda para 2002.
Quero achar um evento que ao tentar sair deste tabcontrol o usuario seja forçado a arrumar para depois poder sair do tabcontrol, eu joguei uma mensagem ao usuário dizendo que deve ser restaurada a vigência atual do sistema, ou seja o ano deve voltar para 2003, dentro do evento onexit
Mas mesmo dando a mensagem o usuário consegue sair do tabcontrol e o mesmo é mudado.
Preciso forçar o usuário para que enquanto não consertar a mudança, ao tentar sai do tabcontrol o sistema não deixe.
Um abraço a todos...
Pablo - Marília/SP
Pablo_lima
Curtir tópico
+ 0
Responder
Xanatos
Voce pode continurar com os teste...mas nao use onexit...pq onexit ele sai mesmo ...la é so pra codigos relacionados com a saida.
Entao vc pode fazer assim...crie uma variavel tipo MudaTab e atribua false pra ela caso estive na tab do teste e o usuario mudar la!! entende...
e no onchange do PageControl coloque algo assim:
procedure TForm1.PControlChange(Sender: TObject;
begin
if not MudaTab then
PCmodelo.ActivePageIndex:= UltTab;
end;
procedure TForm1.PControlChanging(Sender: TObject;
var AllowChange: Boolean);
begin
UltTab:= PControl.activepageindex; // recebe o tab atual
end;
com certeza fara algo mais eficiente...aqui nao ficou muito bom...mas espero q ajude!!!
falows
Entao vc pode fazer assim...crie uma variavel tipo MudaTab e atribua false pra ela caso estive na tab do teste e o usuario mudar la!! entende...
e no onchange do PageControl coloque algo assim:
procedure TForm1.PControlChange(Sender: TObject;
begin
if not MudaTab then
PCmodelo.ActivePageIndex:= UltTab;
end;
procedure TForm1.PControlChanging(Sender: TObject;
var AllowChange: Boolean);
begin
UltTab:= PControl.activepageindex; // recebe o tab atual
end;
com certeza fara algo mais eficiente...aqui nao ficou muito bom...mas espero q ajude!!!
falows
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)