Fórum Ajuda Tela de Controle #14628
26/01/2010
BOa tarde amigos!!!
Sou novo no forúm e estou com uma duvida não se se vou me expressar de forma clara mais vamos lá, estou desenvolvendo um soft para uma pizzaria de um amigo, a duvida é que não estou com boa ideia de como desenvolver o modulo de controle de mesas.
ja tenho as tabelas vendas e itens relacionadas e feita a tela de consumo.
quero desenvolver uma tela onde eu tenha o controle de mesa informadas com varios images como livre
não estou conseguindo fazer uma rotina com um codigo que ao clicar na image de livre ele abrisse a tela de consumo e retorna-se na tela anterior a imagem de mesa ocupada, ao clicar nessa image de ocupada ele novamente me chama-se a tele de vendas para alterar os itens consumido se precisasse, quando eu finalizar a venda ele me retornasse na tela de controle a imagem da mesa livre
eu estou usando o
firebird+dbexpress
se alguém soubesse como implementar essa rotina agradeceria muito se podesse compartilhar comigo
Emerson Nascimento
é fácil implementar o que você precisa. basta trabalhar com objetos TImage. quando a mesa estiver ocupada você põe uma imagem que indique isso e atribui à propriedade Tag o número da venda, do pedido. estando desocupada coloque a imagem indicativa e Tag = 0.
o objeto TImage possui o evento OnClick. nele você observa o valor de Tag:
- sendo 0, abre uma nova venda
- sendo diferente de 0, abre a venda cujo código seja igual a Tag
daí, ao gravar a venda, você altera a imagem da mesa e a Tag.
se finalizar a venda, limpa a imagem e troca Tag para 0.
entendeu?
certo, mas como posso implementar isso via codigo, teria algum codigo de exemplo
Estou fazendo um sistema para bar e restaurante, entao tenho uma tela varios componentes com "Imagem",
Quero colocar um campo onde o usuario editar vai lançar o codigo da Mesa Aberta a ser.
coloquei essa imagem de exemplo, cada quadrado representa uma mesa
eu to querendo fazer assim, quando o usuario clikar na imagem ref a mesa ele associe a imagem a campo mesa da tabela, e quando for finalizada a venda ele me retorne a image de livre, não sei se vc entendeu
desde ja agradeco pela ajuda