Fórum Ajudem : COLLATE para problema de acentuação #40081

13/11/2003

0

Boa tarde pessoal,
estou com a seguinte dúvida :
quero fazer uma pesquisa em uma tabela usando um like por exemplo. quero digitar uma palavra acentuada ou com ´ç´ e quero que ele encontre todas as ocorrênicas deste conjuto de caracteres dentro de um determinado campo. A dúvida é a seguinte : O Collate resolve este problema ou ele serve apenas para ordenar ?

exemplo : no campo da tabela tem ´João´ e eu quero que se o meu usuário digitar Joao ele mostre mesmo assim. Isto é possível usando apenas collate? estou usando charset = win1252 e collate win1252

Se alguem puder me ajudar fico muito agradecido

Atenciosamente

Gilmar André Ehrig

Andreehrig

Andreehrig

Responder

12/02/2004

Fábio Valente

Olá colega!

Se tem algum collate que resolve este seu problema, eu não sei... mas o que está querendo na verdade é uma função de busca fonética....

(soundex - para alguns usos como no clipper)

Já peguei uma rotina (compilei e instalei no IB) para realizar a função internamente, mas não funcionou corretamente para o Português. Se alguém souber, também gostaria de receber a dica... :]

100+

Responder

Gostei + 0

12/02/2004

Gandalf.nho

Existe um conjunto de charsets que ignoram a acentuação, mas não funcionam com Interbase 6, só com 5, 6.5 e 7, além de Firebird 1.0 e 1.5.
Pegue-os em [url]http://www.brookstonesystems.com/[/url]

Responder

Gostei + 0

12/02/2004

Gandalf.nho

Além disso, nesse charset que você está usando tem um collate mais adequado pro português, o PXW_INTL850.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar