Fórum Ajudem com esse dbgrid #171579
26/07/2003
0
Pessoal seguinte tenho uma tabela participantes , uma de turmas e uma curso (entre outras) no meu sistema de recursos humanos, estou trabalhando com DBExpress e SQlClienteDataSet, na minha tela de cadastro e consulta de participantes eu gostaria de inserir um componente tbsheet e neste último fazer a relação participante/turma/curso onde cod_participante é chave primária da tabela participante e estrangeira da tabela turma, cod_curso é chave primaria da tabela curso e estrangeira na tabela turma, a tabela turma tem portanto a chave primária cod_turma e as estrangeiras cod_curso e cod_participante, pois bem eu queria exbir em um DGdrid os campos Turma, Curso mas sem fazer junção por SQL, na verdade pensei em colocar um componente DataSource que apontasse para as tabelas através do SQLDataset, mas estou tendo problemas, eu pensei em fazer o seguinte criar o sqldatasetparticipante/curso/turma e na propriedade command text deste fazer
select t.numero_tuma, c.nome_curso, t.data_inicio, t.data_fim, a.cod_avaliacao, f.cod_frequencia
from turma t, curso c, participante p, avaliacao a, frequencia f
where p.cod_participante = t.cod_participante
and c.cod_curso = t.cod_curso
and p.cod_avaliacao = a.cod_avaliacao
and f.cod_frequencia = p.cod_frequencia
order by t.data_fim desc;
A tabela participante tem como chaves estrangeiras cod_avaliação e cod_frequencia, o relacionamento parece correto mas a implementação está difícil.
Alguém me ajude, a resolver dessa forma ou com sugestões de uma outra forma para exibir esses dados já na tela de cadastro e consulta de participantes e não somente em um relatório.
Smacks
:oops:
select t.numero_tuma, c.nome_curso, t.data_inicio, t.data_fim, a.cod_avaliacao, f.cod_frequencia
from turma t, curso c, participante p, avaliacao a, frequencia f
where p.cod_participante = t.cod_participante
and c.cod_curso = t.cod_curso
and p.cod_avaliacao = a.cod_avaliacao
and f.cod_frequencia = p.cod_frequencia
order by t.data_fim desc;
A tabela participante tem como chaves estrangeiras cod_avaliação e cod_frequencia, o relacionamento parece correto mas a implementação está difícil.
Alguém me ajude, a resolver dessa forma ou com sugestões de uma outra forma para exibir esses dados já na tela de cadastro e consulta de participantes e não somente em um relatório.
Smacks
:oops:
Anjo Azul
Curtir tópico
+ 0
Responder
Anjo Azul
Me ajudem
Responder
Gostei + 0
27/07/2003
Djjunior
olá!
bem se eu entendi bem vc pode usar o recurso de master source (eu já o testei com ado e bde acredito que tb haja com o db) do seguinte modo
tb_participantes master source tb_turma
tb_turma maser source tb_cursos
assim qdo vc selecionar um item da tabela curso automáticamente vc estará filtrando os itens da turma e qdo vc selecionar a turma automáticamente estará filtrando os participantes
espero ter ajudado!
ps além de selecionar o master source vc tambem tem que selecionar o master field que é a identificação das chaves primarias e estrangeiras.
bem se eu entendi bem vc pode usar o recurso de master source (eu já o testei com ado e bde acredito que tb haja com o db) do seguinte modo
tb_participantes master source tb_turma
tb_turma maser source tb_cursos
assim qdo vc selecionar um item da tabela curso automáticamente vc estará filtrando os itens da turma e qdo vc selecionar a turma automáticamente estará filtrando os participantes
espero ter ajudado!
ps além de selecionar o master source vc tambem tem que selecionar o master field que é a identificação das chaves primarias e estrangeiras.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)