GARANTIR DESCONTO

Fórum Algoritimo para validação da RG/Identidade #340874

25/04/2007

0

Colegas.

Alguem tem um algoritimo de validação da RG/Identidade para me fornecer?

Obrigado/Hélio

Helio Nascimento

Helio Nascimento

Responder

25/04/2007

Cd.wagner.sena

Procure pensar numa forma de realizar a validação por CPF e não por RG (o CPF é uma identificação de nível nacional, tem dígito verificador e é único _ já o RG pode ou não ter letras, pode ou não ter dígito, enfim é um valor ´não confiável´ e dificil de trabalhar para um identificador único).

Responder

Gostei + 0

25/04/2007

Motta

Que me conste cada orgão emissor (SSP´s orgão de classe etc0 tem seu DV e alguns casos de carteiras mais antigas nem isto.
Caso precise trabalhar com isto sugiro para a validação a dupla digitação bloqueando o ctrl-c ctrl-v.

Responder

Gostei + 0

25/04/2007

Titanius

RG é diferente em cada estado... e mesmo no mesmo estado eles são diferentes.. o meu por exemplo inicia com MGxxxx, já o da minha noiva nao... todos de minas, mesma cidade e tudo...

Ou seja, RG não é confiável...

[]s

Responder

Gostei + 0

25/04/2007

Helio Nascimento

Caros colegas

Já desisti. Agradeço a opnião de todos e estou colocando em prática o que foi dito Pelo Mota/titanius. Ah fiquei em dúvida de como bloquear o CTRL C/V pode-me dar-me um exemplo.

Saudações/Hélio

Responder

Gostei + 0

26/04/2007

Helio Nascimento

Aos colegas e ao proprio Motta que me reportou no topico anterior.

Voces tem os comandos para bloquear as teclas CTRL-C e CTRL-V, pois já revirei aqui e na internet e não achei códigos para estas teclas. Se alguem souber, por favor me informe.

Obrigado/Hélio

Responder

Gostei + 0

26/04/2007

Paullsoftware

eu faço assim:

Mude a Propriedade KeyPreview do Form para TRUE

no evento OnKeyUp ou Down fica a seu Critério...
if (ssCtrl in Shift) and (chr(Key) in [´V´, ´v´])
or (ssCtrl in Shift) and (chr(Key) in [´C´, ´c´]) then
 begin
  Clipboard.Clear;
//  ShowMessage(´Cópia não permitida!´);
 end;

espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

26/04/2007

Helio Nascimento

paullsoftware

Obrigado pela resposta. Acrescento-lhe que a Unit é Clipbrd. Porém Paulo, a coisa funcionou certidinho. Passei a nova copia do executável e estamos trabalhando, daqui a pouco aquela ´praga´ chamada de usuário me liga e diz, ´Hélio não adiantou nada do que voce fez e consigo copiar com o mouse, passo o mouse no campo e marca tudo em azul ai clico com a direita e uso a opção copiar e depois posiciono o mouse na segunda caixa e com o botão direito uso a opção de colar e ai fica tudo certinho´ e agora Paulo o que faço com esta ´praga´, você tem cartucho ainda pra queimar !!. Tem jeito de também não deixar esta ´praga´ copiar com o mouse?

Sds/Hélio

Responder

Gostei + 0

26/04/2007

Paullsoftware

[quote:1ff04b0f8c=´Helio Nascimento´]paullsoftware

Obrigado pela resposta. Acrescento-lhe que a Unit é Clipbrd. Porém Paulo, a coisa funcionou certidinho. Passei a nova copia do executável e estamos trabalhando, daqui a pouco aquela ´praga´ chamada de usuário me liga e diz, ´Hélio não adiantou nada do que voce fez e consigo copiar com o mouse, passo o mouse no campo e marca tudo em azul ai clico com a direita e uso a opção copiar e depois posiciono o mouse na segunda caixa e com o botão direito uso a opção de colar e ai fica tudo certinho´ e agora Paulo o que faço com esta ´praga´, você tem cartucho ainda pra queimar !!. Tem jeito de também não deixar esta ´praga´ copiar com o mouse?

Sds/Hélio[/quote:1ff04b0f8c]

são muitos os controles Hélio??
uma forma alternativa seria vc vincular o ´Menu PopUp´ aos controles sem conteúdo, eu já vi aqui no fórum que faz isso, mais não lembro se eu encontrá-lo posto aqui... :wink:

Responder

Gostei + 0

26/04/2007

Helio Nascimento

Não Paulo somente um controle que é a sugestão recebida do mota e digitação dupla. Desejo força a ´praga´ a digitar e não copiar com o mouse o numero da RG e o resto é so validar o valor de uma com o valor da outra.

Sds/Hélio

Responder

Gostei + 0

27/04/2007

Pestana_

Você tambem pode fazer como o paullsoftware sugeriu desabilitando o menu popup do edit ou maskEdit para que o usuário não clique com o botão direito sobre o componente e manipule o seu valor.

usando o edit:
procedure TForm1.Edit1ContextPopup(Sender: TObject; MousePos: TPoint;
  var Handled: Boolean);
begin
     Handled := True;
end;

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
    TEdit(Edit1).OnContextPopup := Edit1ContextPopup;
end;

ou, usando o maskedit:
procedure TForm1.SemContextPopup(Sender: TObject; MousePos: TPoint; var Handled: Boolean); 
begin 
     Handled := True; 
end; 

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); 
begin 
     TEdit(MaskEdit).OnContextPopup := SemContextPopup; 
end;

este ultimo exemplo foi presciso criar a procedure SemContextPopup, não esqueça de declarar a procedure.

espero ter ajudado,
flw.

Responder

Gostei + 0

27/04/2007

Helio Nascimento

Meu caro Pestana_

Obrigado por ter respondido. Vou fazer os testes e tomara a Deus que eu consiga ´matar´ este problema com a minha ´praga´, o cara tira uma com voce. Dá risada pelo telefone. Acha que pode uma coisa destas. Parece piada mas é a pura verdade, é daquelas ´pragas ´ fuçadoras recem contratado e que me apurrinha a cabeça em algumas coisas. Uma delas é a digitação errada da RG por falta de atençao . E olha que se pede copia xerox dos documentos!!. Mas é isto ai . Vou pegar os exemplos e testar. Posteriormente volto ao assunto para dizer se funcionou ou não. ok Obrigado pela sua atenção.

Abraços/Hélio

Responder

Gostei + 0

02/05/2007

Helio Nascimento

Caros amigos

Retorno ao assunto para agradecer aos colegas que me ajudaram na solução deste problema e para informar-lhes que ´matamos ´ o problema aquela ´praga´ agora não da mais risada, ficou desapontado. Agora tem que digitar mesmo!. É bom sentir um gostinho de vitória em cima destas ´ pragas ´ dos programadores que se chamam ´usuário´, principalmente aqueles novatos que já chegam dizendo ´eu sei , eu sei´ não dá tempo de ensinar como é o sistema e já vai logo fuçando daqui e dacolá .Mas valei , obrigado a todos que participaram. Até uma próxima vez.

Abraçoes/Hélio

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar